Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 começaram na quarta-feira (24), mesmo que a cerimônia de abertura seja apenas na sexta-feira (26), e durante as próximas três semanas, o evento contará com a disputa de 51 modalidades.
Com a variedade, alguns esportes que fazem parte da programação olímpica deste ano ainda podem ser estranhos no Brasil; outros levam um nome diferente do que conhecemos.
O Brasil já é considerado um dos favoritos em vários esportes e é representado por mais de 270 atletas em quase 40 modalidades.
Apesar do início oficial estar marcado para o dia 26, algumas práticas já disputam as fases classificatórias. No caso do Brasil, a estreia será nesta quinta (25), em três esportes diferentes: no futebol feminino, no handebol feminino e no tiro com arco.
E tem muita modalidade diferente aos olhos brasileiros.
Jogos Olímpicos inusitados
Badminton Olímpico
Com nome diferente, o Badminton nada mais é que a brincadeira conhecida pelos brasileiros como peteca. O jogo é uma evolução de duas antigas atividades de passatempo da Europa – a peteca e battledores (raquetes). No entanto, não há registros da origem exata do esporte como competição.
O Badminton estreou nas Olimpíadas em 1972, em Munique, apenas como um esporte de demonstração. Apenas em 1992, em Barcelona, entrou para o quadro oficial de competição Olímpica, com quatro categorias: simples (masculino e feminino) e duplas (masculinas e femininas).
Este ano, Paris recebeu 172 atletas que disputarão as medalhas na competição de badminton. Serão dez dias de competição, com cinco categorias (individual masculino e feminino, duplas masculinas, femininas e mistas).
O Brasil possui dois atletas presentes na competição, Juliana Viana, que compete na categoria individual feminino, e o atleta Ygor Coelho, no individual masculino. Coelho foi o primeiro atleta brasileiro a participar da modalidade olímpica na edição do Rio 2016.
Regras
O Badminton é praticado com raquetes em ambientes fechados por dois adversários, ou duplas, que ficam em partes opostas de uma quadra dividida por rede. O objetivo dos jogadores é jogar uma peteca no chão da quadra adversária para ganhar ou perder um ponto. O jogo é dividido em três sets de 21 pontos, e aquele que ganhar dois sets vence a partida.
Breaking
Com estreia nos Jogos Olímpicos de 2024, o breaking é um estilo de dança que surgiu nos Estados Unidos, na década de 1970, e é caracterizado por movimentos acrobáticos e estilizados. Em 1990, surgiram as primeiras competições de breaking, tornando a prática conhecida para um público internacional.
O breaking foi escolhido para o programa dos Jogos Olímpicos deste ano devido ao sucesso da modalidade na estreia nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires em 2018. Infelizmente, neste ano o Brasil não terá representantes na competição.
Regras
As batalhas de breaking são realizadas por dois dançarinos ou grupos que tentam superar os adversários com movimentos do estilo em 60 segundos.
As categorias são divididas entre atletas masculinos (os B-boys) e femininos (B-girls).
Os competidores podem usar diversas combinações de movimentos, como o “moinho de vento” (com a cabeça no chão e as pernas abertas rodando no ar) ou o congelamento (parando todos os movimentos do corpo em uma posição que exige muito equilíbrio).
São cinco juízes que julgam os movimentos e improvisos ao ritmo das faixas do DJ considerando critérios como musicalidade, performance, criatividade, técnica e variedade.
Pentatlo Moderno
A modalidade envolve a combinação de cinco esportes: equitação, esgrima, natação e corrida com tiro. Sua origem se deu na tentativa de avaliar os pontos fortes de um atleta.
Originalmente, o pentatlo combinava outros esportes: corrida, salto, lançamento de lança, disco e luta livre. No entanto, o fundador dos Jogos Olímpicos modernos, o Barão Pierre de Coubertin, achou necessária a troca por esportes mais “contemporâneos”. Assim, o esporte moderno foi introduzido ao programa olímpico pela primeira vez em 1912.
Regras
O pentatlo Moderno é dividido em quatro eventos, divididos em cinco esportes: equitação, natação e esgrima e depois a corrida com tiro. Na equitação o atleta percorre um percurso de saltos com um cavalo desconhecido, sorteado 20 minutos antes da competição. A natação consiste em uma prova de 200 metros livres.
Já a esgrima é dividida em duas rodadas, uma classificatória, em que os atletas competem em uma partida de um minuto, e uma etapa de eliminação, com partidas de 45 segundos.
Na corrida com tiro, os competidores alternam entre correr e atirar com uma arma a laser em cinco alvos com uma distância de 10 metros.
Na primeira seção da competição, os atletas marcam pontos de acordo com a classificação nas provas de equitação, natação e esgrima. Os pontos recebidos decidem a posição e os atrasos de cada competidor na largada da corrida. O primeiro a cruzar a linha de chegada na última modalidade ganha a medalha de ouro.
Rugby Sevens
O Rugby possui diversas versões que participam dos Jogos Olímpicos, como o league, praia e flag. A versão seven surgiu apenas nas Olímpiadas de 2016, no Rio.
As regras entre as versões são as mesmas e a única diferença é o número de competidores em campo, que na versão atual conta com sete atletas. As regras do rugby foram criadas entre 1845 e 1848, por estudantes europeus de uma escola na cidade de Rugby e da Universidade de Cambridge.
A Seleção Brasileira Feminina de Rugby Seven terá participação nas Olimpíadas de 2024 a partir deste domingo (28) contra a equipe da França.
Regras
O rugby Seven consiste na tentativa de marcar pontos no time adversário. Esses pontos podem ser marcados de várias formas, o mais comum é o “try”, que vale cinco pontos e é marcado quando a bola é pressionada contra o chão do gol adversário.
A equipe que tiver mais pontos ao final do tempo regulamentar, de 14 minutos, vence a partida.
Hóquei sobre Grama
No hóquei sobre grama os atletas usam um bastão em forma de gancho com o qual manuseiam, controlam e tentam acertar uma bola no gol.
O esporte ganhou regras na Inglaterra, durante o século XIX e se tornou sucesso na Europa Ocidental, Ásia e África. Com a febre pelo jogo, o esporte estreou nos Jogos de Londres em 1908, já a categoria feminina foi introduzida em 1980, nos jogos de Moscou.
Regras
As equipes de Rugby sobre grama são formadas por onze jogadores, distribuídos entre as funções de goleiro, lateral direito e esquerdo, três zagueiros e cinco atacantes. A partida tem dois tempos de 35 minutos cada e quem marcar mais gols vence. Em casos de empate, as equipes também disputam uma prorrogação com dois tempo de sete minutos e meio, vencendo o duelo a equipe que marcar o primeiro gol.