Os moradores de Campo Grande não são mais obrigados a usar máscara dentro dos ônibus do transporte coletivo e em ambientes de atendimento à saúde. Decreto publicado no Diogrande (Diário Oficial do município) desta sexta-feira (26) diz que o uso da proteção facial é facultativo em qualquer ambiente de circulação pública, aberto ou fechado.
Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada após reunião realizada entre a prefeita Adriane Lopes, o secretário municipal de Saúde José Mauro Filho, o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Janine de Lima Bruno, o procurador-geral do Município, Marcelino Pereira, e técnicos da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), onde, na ocasião, foram apresentados dados sobre o cenário epidemiológico da covid-19 na capital sul-mato-grossense.
A medida considera a redução expressiva do número de casos graves confirmados do coronavírus e a queda da taxa de internação por covid-19 em hospitais públicos e privados. Além disso, considera que as coberturas vacinais atingiram em 21 de agosto de 2022, 84,86% da população total com a primeira dose, 79,42% da população com esquema primário completo (duas doses ou dose única) e 40,71% da população com 18 anos ou mais com dose de reforço.