Menu
Domingo, 24 de janeiro de 2021

Dúvidas sobre o transtorno de borderline

A participante da Fazenda, Rayssa foi diagnosticada com esse problema

26 de Out 2020 - 15h:45 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

O que é uma pessoa borderline?

A síndrome de borderline é um problema de saúde psicológico e psiquiátrico, em que o acometido apresenta uma personalidade com um padrão de instabilidade constante do humor e do comportamento, com mudanças de atitude súbitas e de forma impulsiva.

Como saber se tenho transtorno de personalidade borderline?

Principais sintomas

1. Sentimentos negativos exagerados, como medo, vergonha, pânico e raiva de forma exagerada para a situação real.

2. Interpretações instáveis sobre os outros e sobre si próprio, avaliando como boa pessoa em um instante e rapidamente julgando como má pessoa.

3. Medo de ser abandonado pelas pessoas mais próximas, principalmente amigos e família e, fazendo ameaças no caso de ser abandonado, como tentativa de suicídio;

4. Dificuldade em controlar as emoções, podendo chorar facilmente ou ter momentos de enorme euforia;

5. Comportamentos de dependência, como por jogos, gasto de dinheiro descontrolado, consumo exagerado de comida ou de drogas;

6. Baixa auto-estima considerando-se inferior aos outros;

7. Comportamentos impulsivos e perigosos, como contato íntimo desprotegido, abuso de drogas e desrespeito pelas regras ou leis sociais, por exemplo;

8. Insegurança em si próprio e nos outros;

9. Sensação de vazio crônico e de sentimentos de rejeição constante;

10. Dificuldade em aceitar críticas, sobrevalorizando todas as situações.

O que é crise de borderline?

As crises de personalidade borderline se manifestam quando essas pessoas passam por conflitos emocionais difíceis ao longo da vida, como mortes, separações, brigas e abuso sexual, sobretudo na infância.

É possível ser borderline é bipolar?

Sim a pessoa pode ter essa comorbidade, ou seja ter o Transtorno de Humor Bipolar e ao mesmo tempo o Transtorno de Personalidade Borderline. O diagnóstico diferencial por vezes é difícil de fazer pois muitos sintomas são comuns as duas doenças.

Qual o tratamento para transtorno de personalidade?

O padrão para o tratamento de transtornos de personalidade é psicoterapia. Tanto psicoterapia individual como em grupo são eficazes para muitos desses transtornos se o paciente estiver buscando tratamento e estiver motivado para mudar.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias