Menu
Sexta, 29 de março de 2024

Nasa encontra grande quantidade de água na lua

A presença de água é muito mais ampla

26 de out 2020 - 14h:49 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

Dois estudos americanos publicados nesta segunda-feira (26) no periódico científico Nature Astronomy indicam que a presença de água na Lua é muito mais ampla do que se imaginava.  

A primeira pesquisa, conduzida pelo Centro de Voos Espaciais Goddard da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, detectou pela primeira vez, de forma irrefutável, moléculas de água no astro. A segunda, por sua vez, mapeou regiões da superfície rochosa que permanecem na escuridão de forma permanente e que podem abrigar água congelada.

A pesquisa do centro da Nasa, localizado em Maryland (EUA), detectou moléculas de água na superfície lunar aglutinadas em minerais. Dessa forma, teorizam os cientistas, foi possível que o elemento resistisse às condições inóspitas da Lua. Não está clara, no entanto, a origem da água presente no astro.

Há 11 anos, cientistas também encontraram pistas da presença de água na Lua em observações similares, mas não foi possível distinguir as amostras encontradas na ocasião da hidroxila, cuja molécula se assemelha à da água. Agora, os pesquisadores americanos puderam confirmar a hipótese de forma inequívoca através de uma nova metodologia.

A Nasa planeja o retorno de astronautas para a Lua pela primeira vez desde a Apollo 17, em 1972, através da missão Artemis 3, prevista para 2024. O objetivo está atrelado à meta ambiciosa de uma missão tripulada para Marte. Fontes de água acessíveis podem ser exploradas na superfície lunar nessa hipótese, dizem cientistas.  


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias