Crédito: Divulgaçõa/PCRJ Uma operação emergencial da Polícia Civil no Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, deixou três mortos e uma criança de 12 anos baleada dentro de uma escola municipal na manhã desta quarta-feira (26). A intensa troca de tiros também atingiu uma sala de aula da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ficou marcada por bala perdida.
A ofensiva policial foi deflagrada após o setor de inteligência identificar traficantes fortemente armados se preparando para invadir uma comunidade rival. Segundo a corporação, a ação teve como objetivo impedir “uma guerrilha urbana”, o que teria sido alcançado por volta das 14h. Os três mortos, conforme a polícia, atuavam como seguranças de uma liderança criminosa. Um homem foi preso, e foram apreendidos dois fuzis e pistolas.
A operação provocou interdições sucessivas na Linha Amarela devido ao tiroteio. A primeira paralisação ocorreu por volta das 11h, na altura da Vila João, e os bloqueios passaram a ocorrer de forma intermitente ao longo da manhã.
Aluno do 6º ano é atingido durante aula de Ciências
A Secretaria Municipal de Educação informou que o estudante do 6º ano da Escola Hélio Smidt foi atingido na perna esquerda enquanto participava de uma atividade externa da aula de Ciências. A escola fica ao lado de um batalhão da PM.
O aluno recebeu os primeiros socorros na própria unidade e foi levado à Clínica da Família da Maré, onde o projétil foi removido. Em seguida, uma ambulância o transferiu para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha. Ele está internado, sem risco de morte. A pasta relatou que o intenso tiroteio atrasou o deslocamento da ambulância até a região.
Devido à instabilidade na área, alunos de diversas escolas da Maré permaneceram dentro das unidades até que a segurança fosse restabelecida. “É inadmissível que um estudante seja baleado dentro de uma escola. Esse deveria ser um ambiente de proteção e aprendizado”, declarou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.
Bala perdida e helicóptero na UFRJ
A UFRJ confirmou que uma bala perdida atingiu uma sala do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, na Cidade Universitária. Não houve feridos, mas as aulas dos turnos da tarde e noite foram suspensas.
Durante a operação, um helicóptero da Polícia Militar pousou por cerca de três minutos no campus do Fundão devido a uma possível pane. A universidade reforçou o monitoramento no local e afirmou que nenhuma outra ocorrência foi registrada.



