Menu
Terça, 25 de junho de 2024

Morador flagra jacarés magros em açude no Pantanal de Corumbá

O corretor de imóveis grava vídeo relatando a situação de jacarés em barragem no Passo do Lontra no município de Corumbá MS

27 de jan 2023 - 09h:54 Créditos: Primeira Página MS
Crédito: REPRODUÇÃO

Vídeo mostra jacarés em meio à seca no Pantanal no município de Corumbá, localizada 413 Km de Campo Grande. As imagens mostram que os jacarés estão magros e a situação preocupa as pessoas que passam pela região da Estrada Parque.

Na imagem do Genilson Nogueiro, corretor imobiliário, mostra a situação que os animais estão em um açude, devido a chuva não ter caído com muita intensidade na área em que os jacarés estão na cidade. Ele também demonstra a indignação cobrando as autoridades se não haverá nenhum tipo de retirada dos animais do local ou se serão alimentados.

Segundo o GRETA (Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal) informou que no ano passado equipes atenderam um grupo de jacarés próximos ao local em que essas imagens foram feitas. Na ocasião os animais receberam suplemento alimentar para que pudessem continuar fazendo a migração até o rio mais próximo.

Também disseram que esses animais já estão adaptados a essas situações de clima extremo. Sobre a sugestão de remover os jacarés, a questão é que isso é proibido pelos órgãos ambientais e condenado por especialistas. Se houver autorização do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), nessas situações os animais podem serem alimentados com uma proteína, para dar aporte nutricional básico para eles.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Pantanal, Zilca Campos, a maioria dos jacarés se recupera junto com as chuvas do final de dezembro a janeiro na região. Este ano os animais mostrados no vídeo estão melhores do que em relação a 2022, porque ainda há bastante água no local.

A Polícia Militar Ambiental de Corumbá informou a equipe de reportagem que é preciso que haja sempre uma análise bem profunda dos especialistas antes de fazer qualquer interferência na vida animal.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias