Menu
Sábado, 31 de janeiro de 2026

Cidade Empreendedora impulsiona negócios e fortalece economia em MS

Programa do Sebrae e Governo do Estado já beneficiou 45 municípios e registra crescimento expressivo de pequenos empreendimentos.

27 de jan 2026 - 11h:30 Créditos: Redação, com informações de Alexandre Gonzaga
Crédito: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo

O programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae MS em parceria com o Governo do Estado, está presente em 36 municípios e busca criar um ambiente favorável aos negócios e à economia local. Em execução desde julho de 2025, o programa integra ações de modernização da gestão pública e incentivo ao empreendedorismo por meio das frentes Excelência, Avança e Transforma, ajustadas à maturidade e às necessidades de cada cidade.

Um dos principais instrumentos é o Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM), que define prioridades locais e orienta ações de capacitação, qualificação profissional e educação empreendedora. Desde 2018, o Cidade Empreendedora já beneficiou 45 municípios, equivalente a 57% das cidades de Mato Grosso do Sul.

O impacto na economia é visível: apenas nos primeiros 15 dias de 2026, foram abertas 3.100 empresas, sendo 98% pequenos negócios, com os MEIs liderando com 87% do total. Para apoiar novos empreendedores, o Sebrae MS oferece orientação técnica e programas de capacitação em todo o Estado.

O MS Empreende Mais, que chega à terceira edição em fevereiro, apresentará os resultados de 2025, as iniciativas de 2026 e reforçará o papel do programa Cidade Empreendedora na expansão do empreendedorismo.

Entre os exemplos de sucesso, está a artesã Luciana Kaninoski, de Maracaju, que fundou a Boutique das Artes e Chimarrão e ampliou seu negócio com consultorias do Sebrae, participando de feiras e eventos regionais. Outro caso é o produtor rural José Alceu da Silva Cabral, de Jaraguari, proprietário da Queijos Dazu, que aproveitou capacitações e cursos do programa para profissionalizar a produção, diversificar a linha de queijos e ampliar o alcance do negócio, incluindo fornecimento a programas públicos e feiras regionais.

Dados da Receita Federal mostram que, em 2025, foram registrados 69.387 novos empreendimentos, o maior volume entre 2021 e 2025, com crescimento de 31% em relação a 2021, e os pequenos negócios representando entre 84% e 96% das formalizações anuais.

O programa Cidade Empreendedora reforça a importância da gestão pública eficiente e do apoio a empreendedores, promovendo desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população sul-mato-grossense.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias