Menu
Quinta, 29 de janeiro de 2026

Coreia do Norte lança míssil balístico em direção ao Mar do Japão

Regime de Kim Jong Un aposta na modernização de armamentos estratégicos.

27 de jan 2026 - 09h:09 Créditos: Redação
Crédito: Reprodução

A Coreia do Norte realizou, nesta terça-feira (27), o lançamento de ao menos um míssil balístico em direção ao Mar do Japão. A ação foi detectada tanto pelo Ministério da Defesa do Japão quanto pelo Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, elevando novamente a tensão na região.

O disparo ocorre após Pyongyang ameaçar reagir a supostos voos de drones de vigilância sul-coreanos que teriam cruzado a fronteira entre os dois países. Segundo autoridades norte-coreanas, os episódios teriam ocorrido em setembro do ano passado e no início de janeiro. A Coreia do Sul nega qualquer operação militar do tipo e informou que abriu investigação para apurar se civis estariam envolvidos no envio dos equipamentos.

Este é o segundo teste de armamento realizado pela Coreia do Norte apenas neste mês. No início de janeiro, o país já havia lançado uma série de mísseis antes da viagem do presidente sul-coreano, Lee Jae Myung, à China, onde participou de uma reunião de cúpula.

Nos últimos anos, Pyongyang tem intensificado seus testes militares. Especialistas avaliam que o regime busca aprimorar a precisão e a capacidade de seus mísseis como resposta às políticas adotadas pelos Estados Unidos e pela Coreia do Sul, além de testar armamentos com potencial de exportação para a Rússia.

A escalada ocorre às vésperas de um importante congresso do Partido dos Trabalhadores da Coreia, previsto para as próximas semanas — o primeiro em cinco anos. Antes do encontro, o líder Kim Jong Un determinou a ampliação e modernização da produção de mísseis do país.

Recentemente, o regime anunciou testes com mísseis hipersônicos e, em dezembro, divulgou lançamentos de mísseis de cruzeiro estratégicos de longo alcance e novos sistemas antiaéreos. Imagens oficiais também revelaram o avanço na construção do primeiro submarino de propulsão nuclear da Coreia do Norte.
 

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias