A Sanesul tem investido muito em Dourados MS, e a parceria do Governo Federal tem sido de extrema importância para a conclusão das obras de saneamento básico. No município, 85% da população terá acesso à rede de esgoto.
Uma moradora de Dourados, Nilce Ferreira, expressou: "Moro aqui nesse local há 16 anos, e antes não tinha esgoto, aí as fossas transbordavam, caía na rua, era aquele mau cheiro. Agora melhorou bem, que a gente não tem mais esse problema. Foi uma obra muito boa para nós aqui".
O gerente regional da Sanesul em Dourados, Madson Valente, disse: "Então, essa obra vem impactando positivamente, na vida do povo de Dourados, onde estamos elevando. Somente aqui com essa estação, mais de 15 mil famílias serão atendidas com a rede coletora de esgoto. É uma razão também para nós de muito orgulho que 100% do esgoto coletado é tratado".
A engenheira e fiscal de obras da Sanesul, Aline Andrade, explicou que Dourados tem se desenvolvido bastante, e a população aumentou o consumo. "Estamos interligando todos os nossos sistemas, então, caso tenha um desabastecimento em uma região, há a possibilidade de a gente estar remanejando água de um setor para o outro", finalizou Andrade.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, também comentou sobre as obras: "Não mediremos esforços para atingir e atender os objetivos de todos".
Já o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, relatou: “O que está acontecendo na cidade, em Dourados, Mato Grosso do Sul, é um sonho que eu quero e que nós trabalhamos para todo o Brasil. O tratamento que vai permitir a melhoria da qualidade de vida para seus habitantes, e que vai diminuir a pressão sobre o sistema de saúde pública. É Dourados que mostra ao Brasil, como nós queremos que o Brasil se torne ao longo dos próximos dez anos, esse é um compromisso desse governo, é um compromisso com o país", finalizou Marinho.
Para as obras, o investimento federal foi de R$ 47,3 milhões, e o financiamento R$ 29 milhões. Vale ressaltar que, as obras de saneamento básico são de extrema importância, tanto para o bem estar dos moradores, quanto para evitar a contaminação do solo e da superfície dos cursos naturais de água. Estudos apontam que cada real investido no sistema de esgotamento sanitário reverte na proteção à saúde e na melhoria da qualidade de vida da população atendida.
Veja o vídeo: