
Primeiro reitor e um dos fundadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o médico João Pereira da Rosa morreu na manhã desta quinta-feira (27), aos 96 anos, em Campo Grande. A morte ocorreu em decorrência de uma sepse e pneumonia bacteriana.
Nascido em 1928, o médico anestesiologista João Pereira da Rosa, desempenhou um papel crucial no desenvolvimentos da educação em Mato Grosso do Sul ao fundar à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em 1962.
Bisneto do fundador de Campo Grande, José Antônio Pereira, João Rosa teve uma trajetória marcada por desafios. Aos 11 anos perdeu a mãe e precisou ir morar com a avó. Assim, aos 16 anos se mudou para o Rio de Janeiro onde se formou em medicina.
Ao longo de sua trajetória João Pereira Rosa trabalhou 25 anos na Santa Casa de Campo Grande. Escreveu quatro livros e presidiu a Academia de Medicina de Mato Grosso do Sul. Na UFMS, atuou como reitor por dois mandatos, de 1970 a 1978,
Em 2019, João recebeu homenagens da UFMS em comemoração aos 40 anos da Universidade. O médico deixa quatro filhos, nove netos e nove bisnetos.
Conforme informações repassadas ao Jornal Midiamax, ele estava internado desde o dia 17 de fevereiro.
Edição: Pedro Lopez