Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terão acesso às notas das provas objetivas e da redação na próxima segunda-feira (29). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados estarão disponíveis após as 18h, na página do participante.
Nesta data, serão publicados os boletins de desempenho das seguintes versões do Enem:
impressas (primeira e segunda aplicação);
digital;
PPL (para pessoas privadas de liberdade).
Os treineiros só terão acesso ao resultado em 28 de maio.
Como consultar a nota:
Os candidatos só conseguem ter acesso ao próprio resultado - as notas dos demais alunos não são divulgadas publicamente.
Para conferir o boletim de desempenho, é preciso entrar na página do participante e digitar os dados do login único do governo federal.
Caso o aluno tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la. Basta seguir os seguintes passos:
informar o CPF;
clicar em avançar e, em seguida, em "esqueci minha senha";
escolher uma das formas de recuperar o acesso à conta (validação facial, celular, e-mail ou internet banking);
aguardar o envio do código de verificação;
gerar uma nova senha.
Para que serve o Enem?
O Enem 2020, previsto inicialmente para novembro, foi adiado para janeiro e fevereiro, em razão da pandemia. Consequentemente, programas do governo que costumam utilizar a nota da prova - como o Prouni e o Fies - aceitaram os resultados das edições anteriores do exame.
Não daria tempo de aguardar até o fim de março para iniciar os processos seletivos.
O único programa de acesso ao ensino superior que conseguiu reorganizar o calendário para usar as notas do Enem 2020 foi o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ele seleciona alunos para universidades públicas.
As inscrições ocorrerão de 6 a 9 de abril. Segundo o Ministério da Educação, serão ofertadas 209.190 mil vagas, distribuídas em 5.685 mil cursos de graduação.