Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Bebê sofre parada respiratória e é salvo por policiais

Casal avistou os policiais a caminho de unidade de saúde e pediu ajuda

27 de mai 2021 - 17h:00 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

Um bebê de seis meses sofreu uma parada respiratória de mais de cinco minutos após engasgar, nessa madrugada (27) e foi salvo por dois policiais militares, em Peruíbe, no litoral de São Paulo.  

Segundo o pai, o Noah dos Santos Couto já havia passado por um episódio parecido há menos de 15 dias, quando foi salvo por uma enfermeira.

A mãe, Adrie Cristina Couto, contou que o bebê acorda de hora em hora para mamar durante a noite. Ele havia mamado mais cedo e próximo das 5h, acordou novamente.  

A mãe notou que ele estava suando e decidiu tirar um pouco a sua roupa, pois o menino estava bem agasalhado.

“Depois disso, ele começou a ficar gelado, a se contorcer e chorar bastante. Um chorinho sofrido. Daí, ele começou a ficar mole, meio que desmaiando. Ficou pálido, com a boca roxa”.

Diante da situação, Adrie começou a se desesperar e seu esposo foi ajudar.

“Na hora, eu já lembrei da situação de 15 dias atrás, percebi que o choro dele estava estranho. Medimos a temperatura dele e já estava em 34ºC, e não esperei. Falei para irmos para a UPA logo”, conta o pai, Wagner Alexandre do Couto.  

Ele relata que percebeu que o filho estava engasgado e apesar do desespero, ainda tentou fazer a manobra de Heimlich, mas não teve sucesso.

Em seguida, o casal entrou no carro seguiu para um posto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade, onde acabou não conseguindo atendimento para o filho.  

De acordo com ele, os profissionais que estavam lá falaram que dava tempo de a criança chegar à unidade de saúde. “Só que ele já havia desfalecido”, afirma o pai.

Mesmo os profissionais afirmando que ele não precisava se preocupar, o pai correu para chegar a tempo de salvar a criança.

No caminho, ele viu uma viatura da Polícia Militar, ocupada pelos cabos Valter Fabiano Ribeiro e Elisabete Cristina Oliveira Barcelos, e pediu ajuda.  

“Falei para eles socorrerem, que meu filho estava passando mal. A policial já pegou o meu filho e começou a fazer a manobra, enquanto o outro policial dirigia em direção a uma UPA da cidade. Ele teve uma parada respiratória”.  

“Minha esposa foi acompanhando eles na viatura. Quando ele chegou à UPA, já estava recuperando a temperatura e ficou por algum tempo fazendo os exames", conta o pai.  

Ele esclarece que o bebê passa bem e já retornou para casa, e afirma que pensou que o filho pudesse morrer.  

“Você vê seu filho gelado na sua mão. Na hora, pensamos no pior”, diz.

Para Wagner, os policiais militares foram os heróis que salvaram a vida de seu filho.  

“Uma gratidão sem tamanho pelas pessoas que nos ajudaram. Os policiais não pensaram duas vezes”, conclui.  


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias