Departamento de Operações de Fronteira (DOF), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) destacou uma equipe de policiais militares para ministrar o Treinamento Operacional de Identificação de Fraudes e Busca Veiculares com Técnica de Entrevista, no período de 25 a 27 deste mês na cidade de Chapecó (SC), para 34 policiais militares (PMSC), 02 policiais civis (PCSC) e 04 integrantes das Receita Federal do Brasil.
O treinamento, com carga horário de 30 horas, é subsidiado pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Coordenação-Geral de Fronteiras, responsável pela execução do programa V.I.G.I.A. e se dá e razão da expertise e do reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Departamento na Fronteira de Mato Grosso do Sul.
Foram ministradas as seguintes disciplinas: a) Principais Crimes e Peculiaridades da Fronteira; b) Identificação Veicular e Principais Fraudes Associadas; c) Busca Veicular; d) Técnica de Entrevista; e, e) Estágio supervisionado.
A instrução destina-se aos profissionais que atuam em regiões de fronteiras ou divisas, através da Operação Hórus, do Programa V.I.G.I.A. ou que apoiam o fortalecimento das ações especializadas de segurança.
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.