O governo da Austrália impôs um bloqueio de emergência de sete dias no estado de Victoria, o segundo mais populoso e em Melbourne, a segunda maior cidade do país, após o registro de casos da variante indiana do coronavírus, a B.1.617.
A ordem do lockdown foi anunciada pelo primeiro-ministro em exercício do país, James Merlino, após o registro de 12 novos casos no estado de Victoria. Em todo o país, foram 17 novos infectados.
"No último dia vimos mais evidências de que estamos enfrentando uma variante altamente infecciosa do vírus, uma variante preocupante que está avançando mais rápido do que detectamos", afirmou Merlino sobre a variante indiana.
A B.1.617 é mais contagiosa e diminui a eficácia das vacinas da Pfizer e da Oxford/AstraZeneca, mas ainda é investigado se ela está relacionada a quadros mais graves de covid-19 e se ela aumenta o risco de reinfecção.
A Austrália tem sido um dos países que tem melhor conseguido lidar com a pandemia.
Com 25 milhões de habitantes, o país tem pouco mais de 30 mil infectados e menos de mil mortes causadas pelo novo coronavírus.
Foram três mortes no país desde novembro e a primeira vítima deste ano foi registrada no dia 12 de abril, que é um idoso de 80 anos que contraiu a doença nas Filipinas e estava em quarentena.