Menu
Terça, 16 de abril de 2024

Dengue mata três pessoas e número de vítimas sobre para 12 em Mato Grosso do Sul

Estado tem 16,1 mil casos prováveis da doença em 2022

27 de mai 2022 - 14h:59 Créditos: Correio do Estado
Crédito: Gerson Oliveira

Dados do boletim epidemiológico apontam que 12 pessoas morreram vítimas da dengue no ano de 2022 em Mato Grosso do Sul.

Os óbitos são dos municípios de Campo Grande (6), Aparecida do Taboado (1), Chapadão do Sul (1), Guia Lopes da Laguna (1), Itaporã (1), São Gabriel do Oeste (1) e Douradina (1). As mortes ocorreram nos meses de março (2), abril (6) e maio (4).

Dados ainda mostram que existem 16.198 casos prováveis de dengue até 25 de maio de 2022 em Mato Grosso do Sul.

Desse número, 3.148 são de Campo Grande, 1.704 de São Gabriel do Oeste, 892 de Amambaí, 859 de Chapadão do Sul, 842 de Dourados, 836 de Ivinhema, 679 de Ribas do Rio Pardo, 659 de Três Lagoas, entre outros. Confira a lista completa de municípios aqui

Mato Grosso do Sul é o 10º estado do País com maior incidência de dengue, segundo dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MS).

De acordo com o consultor técnico da coordenação de arboviroses, Pablo Fontoura, Centro-Oeste é a região do Brasil com maior incidência em casos de dengue. 

"Percebemos um aumento no número de casos, com relação ao ano anterior, hoje nós temos um quadro muito semelhante ao de 2009, que tivemos um grande número de casos em todo o Brasil. É uma preocupação não só do Ministério da Saúde, mas dos Estados e Municípios". 

Campo Grande tem passado por por situações atípicas, como surtos de casos de doenças fora de época, segundo o secretário municipal de Saúde José Mauro Filho.

A Capital enfrenta alta de casos prováveis de dengue em um período que geralmente as notificações começam a cair.

“Nos outros anos a gente observou a inversão dessa curva em maio, abril é o pico, mas a queda acontece em maio”, disse o secretário.

“Estamos observando as próximas três semanas, porque houve um aumento importante, o que chama a atenção em relação exatamente a esse pico, se chegamos a esse pico ou não, se vai ser em maio ou junho essa queda, as próximas três semanas são bem importantes”, finalizou.

A dengue é uma arbovirose, doença febril aguda que pode evoluir para casos mais graves ou não. A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti.

O mosquito Aedes Aegypti também transmite outras doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. 

Solução

Junho terá semana de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, de acordo com o assessor militar na Secretaria de Estado de Saúde (SES), Marcello Fraiha. 

A semana de combate ao mosquito Aedes Aegypti será realizada de 20 a 24 de junho de 2022 (segunda à sexta-feira) em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

O dia 24 de junho será de conscientização populacional e ações de limpeza em áreas de alta incidência da doença. 

Existem formas de prevenir e combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Confira:

  • Evitar deixar água parada em vasos de plantas;
  • Manter caixas d’água bem fechadas;
  • Eliminar acúmulo de água sobre a laje;
  • Manter garrafas e latas tampadas;
  • Fazer manutenção em piscinas;
  • Manter pneus ou outros objetos que possam acumular água em locais cobertos;
  • Tampar ralos;
  • Usar repelentes;
  • Fumacê;
  • Método Wolbachia.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias