Dourados já registrou vinte mortes e mais de 2 mil pessoas infectadas, e Ministério Público Federal, Estadual, e o Ministério Público do Trabalho, através de comunicado em carta aberta, alerta a população de Dourados, que o sistema de saúde local não está preparado para enfrentar surto elevado de Covid-19.
De acordo com dados 78% dos leitos de UTI (unidade de Terapia Intensiva), adulto direcionado ao tratamento do Covid-19, estão ocupados.
Além disso outro ponto levantado foi a falta de profissionais ocasionados por infecção, entre os agentes que estão na linha de frente da pandemia.
Vale lembrar que Dourados é a porta aberta na saúde para mais de 35 municípios da macrorregião.
Dourados não chega a atingir o índice necessário, em média apenas 40% da população de Dourados, estão em casa.
Em entrevista ao site do Campo Grande News, representante do MP, afirmou que o município perdeu o controle da pandemia em Dourados e que as mortes tendem a aumentar.
O comunicado tem a intenção e objetivo de alertar, e clamar a população à importância do isolamento social, sendo esta a principal ferramenta de prevenção ao contágio acelerado da covid-19.
“ Permaneçam em casa o maior tempo possível e, quando houver necessidade de sair de casa, não saiam com a família toda e usem sempre máscara. Mantenham a distância, segura das pessoas e permaneçam atentos às medidas de higiene recomendadas pela vigilância sanitária. Não façam nenhum tipo de aglomeração, mesmo em casa com familiares e vizinhos”, completam.