O arquiteto e urbanista Ronaldo Ferreira Ramos assumiu, ontem (26), a presidência Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – (COMDAM). A vice-presidência é agora ocupada por Vinicius de Oliveira Ribeiro, representante da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).
Ronaldo Ramos, que tem extensa folha de serviços prestados ao sindicalismo (foi presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região) e à luta em defesa do meio ambiente representa, dentro do Conselho a Associação de Engenheiro e Arquitetos de Dourados (AEAD). Ele assumiu a função que vinha sendo exercida pelo engenheiro Marcos Antônio da Silva Ferreira, representante da Aeagran.
A posse da nova diretoria aconteceu na sede do IMAM – Instituto do Meio Ambiente de Dourados e, no pronunciamento, Ronaldo Ramos enfatizou que “os desafios são grandes” e será necessário o apoio das autarquias públicas estaduais e municipal “para que possamos colocar em pratica as ideias e assim realizarmos um bom trabalho em favor do meio ambiente”. Ao final o presidente eleito agradeceu os membros da gestão anterior na pessoa do presidente que deixava o cargo, Marcos Antônio da Silva Ferreira.
O COMDAM exerce um papel importante na Defesa do Meio Ambiente em Dourados. É o órgão consultivo, deliberativo e normativo que tem como prerrogativa zelar pela preservação, conservação, defesa e melhoria do meio ambiente natural. No âmbito municipal, contribui com a formulação de políticas municipais de meio ambiente à luz do conceito de desenvolvimento sustentável, por meio de diretrizes, recomendações e propositura de planos, programas e projetos.
A entidade é composta por diversas entidades de classes, entre elas de defesa dos trabalhadores, defesa patronal, ONGs, instituições públicas estaduais e federais, além de representantes das autarquias municipais.