Menu
Sexta, 29 de março de 2024

Assim como a Bahia, Amazonas também investiga surto de doença da urina preta

Principal característica da doença é o escurecimento da urina

27 de ago 2021 - 14h:51 Créditos: JACQUELINE EZIDIO
Crédito: Google

Autoridades de saúde do Amazonas também  investigam as origens de um surto da doença de Haff, popularmente conhecida como "doença da urina preta".

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) investiga seis casos da doença cuja principal característica é o escurecimento da urina, provocado pela rabdomiólise - como são chamadas as lesões musculares que liberam substâncias tóxicas na corrente sanguínea.

De acordo com o jornal O Globo, o Estado conta com 19 casos dos 25 casos em análise pela vigilância sanitária e epidemiológica dos dois estados. No Amazonas, a ingestão de peixes e crustáceos de água doce vem sendo considerada provável causa do surto. 

Sete pacientes estão internados no Hospital Regional José Mendes, no município de Itacoatiara - onde a maioria dos casos foi registrado - , e uma pessoa está hospitalizada, na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), em Manaus.

Os casos baianos foram registrados em  Alagoinhas, Simões Filho, Maraú, Mata de São João e Salvador. Além da urina escura, a doença de Haff provoca extrema rigidez muscular, mialgia difusa, dor torácica, dispneia, dormência e perda de força em todo o corpo.

Em 2020, na Bahia, foram registrados 40 casos confirmados nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Entre Rios, Dias D’Ávila e Candiba.

Fonte:Folha de Notícias.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias