Menu
Quinta, 21 de novembro de 2024

Filtros do Instagram e Facebook criados por usuários vão acabar; entenda

Filtros dos Stories do Instagram e do Facebook criados por usuários deixarão de ser suportados pela plataforma; apenas efeitos originais da Meta continuarão disponíveis

27 de ago 2024 - 14h:16 Créditos: Techtudo
Crédito: Envato Elements

A Meta anunciou, nesta terça-feira (27), que vai acabar com a Meta Spark, plataforma de criação de efeitos para o Instagram, Facebook e Messenger. A partir de 14 de janeiro de 2025, apenas os filtros criados pela big tech estarão disponíveis na ferramenta de Stories das plataformas. Com isso, todos os efeitos desenvolvidos por criadores e marcas para as redes sociais do grupo deixarão de existir. Em comunicado publicado no blog da Meta Spark, a empresa explica o encerramento. "Esta decisão faz parte dos nossos esforços maiores para priorizar os produtos que acreditamos que melhor servirão as necessidades futuras dos nossos consumidores e clientes empresariais", diz o texto.

Iniciada em 2017, a plataforma para criação de filtros com realidade aumentada transformou o uso do Instagram. Desde então, o hábito de usar efeitos nos Stories se tornou comum a muitos usuários e, diversos filtros se tornaram virais. Além disso, a Meta Spark oferecia uma fonte de renda para diversos criadores. A seguir, entenda mais sobre o fim dos filtros de criadores do Instagram.

Filtros do Instagram criados por terceiros vão acabar a partir de 14 de janeiro de 2025 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
Filtros do Instagram criados por terceiros vão acabar a partir de 14 de janeiro de 2025 — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

A motivação para o fim dos filtros do Instagram e do Facebook criados por terceiros é financeira. Segundo o comunicado, "a Meta priorizará os investimentos em outras prioridades da empresa. Como resultado, não podemos continuar a oferecer suporte à plataforma Meta Spark a longo prazo".

Com o encerramento da plataforma de criação, os efeitos desenvolvidos por marcas e usuários das redes sociais também serão retirados do Instagram, Facebook e Messenger. No dia 14 de janeiro de 2025, nenhum filtro que não tenha sido criado pela própria Meta estará disponível nos apps. No entanto, a big tech garante que conteúdos que já tenham sido publicados com os filtros, como Reels e Stories salvos nos arquivos ou nos destaques, não serão deletados.

Criadores podem baixar seus filtros

A empresa orienta que criadores que utilizam a Meta Spark e o Meta Spark Hub para desenvolver e gerenciar filtros façam o download de suas criações antes da data de encerramento do serviço. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo.

  1. Acessar o Meta Spark;
  2. Clicar em "Efeitos";
  3. Clicar no efeito que deseja baixar;
  4. Ir em "Arquivos" e fazer o download.

Caso o criador tenha desenvolvido um vídeo de demonstração, deverá seguir os passos 1 e 2, clicar em "Detalhes" e, depois, ir até "Vídeo de Demonstração", clicar nos três pontinhos e selecionar a opção "Download" para baixar. Se o usuário não realizar esse procedimento até o dia 14 de janeiro, todos os efeitos desenvolvidos no Meta Spark serão perdidos. Além dos arquivos, os Insights dos efeitos também serão apagados.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias