Engana-se quem acha que a Ford abandonou o Brasil. Ela somente deixou de produzir carros para se tornar uma importadora de veículos premium. E, continuando a nova trajetória, apresentou a nova picape de médio porte Maverick, em versão única denominada Lariat. A picape do Bronco, como também pode ser chamada, vem com o pacote FX4, motor turbo e tração AWD.
A convite da Ford do Brasil, fomos até São Paulo para conhecer a Maverick com motor 2.0 EcoBoost. O modelo chama atenção por já ter o visual atualizado e inspirado na grandona F-150, líder de vendas no mercado americano há mais de 45 anos.
Há quem diga que a Maverick veio para brigar com Fiat Toro e Renault Oroch, mas, conhecendo o modelo e conversando com o time da Ford, é possível perceber que se trata de um modelo mais luxuoso, que oferece mais do que suas rivais. Portanto, acaba sendo única no mercado.
“A Maverick oferece toda a capacidade e a versatilidade de uma picape, mas, por dentro, tem o conforto e o requinte de um SUV. É um veículo que surpreende também pelo tamanho, dirigibilidade, tecnologia e estilo, com vários detalhes diferenciados', afirma Daniel Sinzato, gerente de Marketing de Picapes da Ford.
Esportiva e robusta
Seguindo a tendência da atual linha global de picapes da Ford, a frente com faróis em formato C invertidos, unidos por uma barra dupla horizontal, é inspirada na F-150. Bem provável que a Ranger fique muito similar também.
As lanternas traseiras exibem grafismo semelhante, sendo parcialmente em LED. Na dianteira, os faróis baixo, alto e DRL são em LED. Completando o visual, rodas de liga leve de 17', com design esportivo e na cor preta, são calçadas com pneus de uso misto da Pirelli.
O conjunto mecânico é formado pelo motor 2.0 EcoBoost, tração integral AWD e transmissão automática de oito velocidades. Resumindo: o powertrain é o mesmo do Bronco importado do México.
Ainda sem ficha técnica completa, esse foi o primeiro contato que tivemos, estático e sem muitas informações – para manter o suspense.
Conforto e tecnologia
Painel digital, volante multifuncional, bancos com acabamento em duas cores e tela multimídia de 8' são itens que se destacam na cabine. Como os demais modelos da marca, a Maverick terá conectividade de série com o aplicativo FordPass, que coloca informações e comandos remotos na palma da mão, facilitando o dia a dia do usuário e proporcionando interação completa com a picape.
Na caçamba, a picape traz um conceito inovador, chamado flexbed, que permite o encaixe de acessórios e aumenta a flexibilidade para transportar diferentes tipos de equipamentos e bagagem. O encaixe dos acessórios é muito parecido com os de motos big trail, travando na fechadura, o que é prático para o encaixe ou para a remoção.
Paleta de cores
Serão 10 opções de cores, com alguns tons até inusitados para picapes: Vermelho Aurora, Laranja Delhi, Azul Malacara, Azul Lyse, Azul Indianápolis, Cinza Torres, Cinza Dover, Prata Orvalho, Branco Ártico e Preto Astúrias.
O valor do novo modelo ainda não foi divulgado, mas estimamos que será na casa dos R$ 220 mil. Como as vendas só começam no próximo ano, resta aguardar.