Crédito: Hedio Fazan Mato Grosso do Sul se prepara para um fim de semana de calor extremo, com temperaturas que podem atingir até 40°C em algumas regiões do Estado. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) prevê que as áreas pantaneira e leste serão as mais afetadas, com termômetros chegando a valores próximos aos 40°C. O calor só começará a ceder na segunda-feira (1º), quando uma frente fria se aproxima e traz pancadas de chuva para diversas partes do Estado.
Temperaturas elevadas e baixa umidade
De sexta-feira (28) até domingo (30), além do calor intenso, a umidade relativa do ar se manterá em níveis críticos, variando entre 15% e 35% — condição que pode agravar o desconforto e trazer riscos à saúde, como desidratação e problemas respiratórios.
Em relação às temperaturas, a região sul do Estado, incluindo o cone-sul e a Grande Dourados, terá mínimas entre 20°C e 23°C e máximas de 33°C a 39°C. As cidades do cone-sul, como Iguatemi, terão os termômetros mais altos.
Já na pantaneira e sudoeste, as mínimas ficarão entre 24°C e 27°C, com máximas de 35°C a 38°C, com destaque para as cidades de Corumbá, Aquidauana e Porto Murtinho.
Na região norte, as mínimas variam entre 21°C e 23°C, e as máximas chegam a 35°C a 37°C. No bolsão e leste, as mínimas ficam entre 19°C e 24°C, com máximas de 36°C a 40°C, especialmente em Três Lagoas.
Em Campo Grande, as temperaturas mínimas variam entre 23°C e 25°C, com máximas de até 35°C.
Mudança no tempo começa na segunda-feira
A partir de segunda-feira (1º), a aproximação de uma frente fria traz uma mudança significativa no tempo. O sistema, aliado a um sistema de baixa pressão atmosférica que atua sobre o Paraguai, vai favorecer a ocorrência de chuvas mais generalizadas no Estado, com expectativa de tempestades que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e até queda de granizo.
O Cemtec alerta que o volume de chuva pode ser expressivo, com acumulados que podem ultrapassar 40 milímetros em 24 horas, especialmente em áreas da região sul e leste do Estado.



