Em Itaporã, as etapas de vacinação contra a COVID-19 seguem os protocolos estabelecidos pelo Plano Estadual de Distribuição da Vacina. Segundo a Gerência de Saúde, os primeiros que receberam a vacina foram os profissionais da saúde, inicialmente aqueles da linha de frente do combate ao coronavírus.
Lembrando que os procedimentos relacionados à vacinação são documentados e prestados conta à secretaria de Estado de Saúde e Ministério Público Estadual. Vale ressaltar que não são as autoridades sanitárias de Itaporã que escolhem quem vai tomar a vacina, apenas estão seguindo os protocolos.
O Ministério da Saúde determinou a quantidade de doses da vacina que seria enviada para cada município, considerando os públicos prioritários. Os responsáveis deverão controlar e registrar os estoques e a distribuição das vacinas, por meio do sistema do Ministério da Saúde.
Os registros no sistema devem ser realizados diariamente. Quando o município receber novos lotes da vacina os itaporaenses serão informados, por todos os veículos de comunicação.
"Vamos respeitar o Plano Nacional de Imunizações (PNI) e vamos vacinar, nesse primeiro momento, os grupos prioritários. É importante que a população em geral saiba desse regramento para não fazer pressão nas unidades de saúde. Então, começamos com a população indígena, com os idosos que moram em instituições de longa permanência e com os profissionais de saúde que atuam na linha de frente, em unidades públicas e privadas”, pontuou o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.