
Nova variante do coronavírus que foi detectada a primeira vez em Manaus pode provocar uma megaepidemia no Brasil em 60 dias, de acordo com o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.
Na capital do Amazonas foi encontrada essa variante no dia 9 de janeiro, em pessoas que retornaram do Japão.
Essa nova cepa do vírus é mais contagiosa e pode agravar a situação do país. "A quinta crise (que estamos enfrentando) é essa história dessa cepa, dessa variante em Manaus, que o mundo inteiro está fechando os voos para o Brasil e o Brasil está, não só aberto normalmente, como está retirando paciente de Manaus e mandando para Goiás, mandando para a Bahia, mandando para outros lugares sem fazer os bloqueios de biossegurança", disse.
"Provavelmente, a gente vai plantar essa cepa em todos os territórios da federação e daqui a 60 dias a gente pode ter uma megaepidemia", completou.
Mandetta ainda falou que, as outras crises que o Brasil está enfrentado é por causa da:
Sabotagem do presidente Jair Bolsonaro ao sistema de prevenção;
Defesa do uso da cloroquina que "contaminou a política do tratamento";
Pouco alcance da testagem;
E o discurso desestimulante de Bolsonaro à vacina.
A cepa já foi registrada nos Estados Unidos, Alemanha, Itália e Japão.
Os países que restringiram a entrada do povo brasileiro são os Estados Unidos, Reino Unido e Portugal.