Crédito: Andressa Anholete O acordo comercial entre Mercosul e União Europeia avançou nesta semana na agenda do Brasil e de outros três países membros do bloco sul-americano. A informação foi atualizada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), ao Midiamax nesta quarta-feira (28).
Segundo Trad, o Parlamento uruguaio já iniciou a tramitação do texto enviado pelo Executivo, movimentando uma possível aprovação unilateral do acordo no país vizinho. “Eles já receberam o texto do Executivo e começaram a ensaiar uma sessão para aprovar logo e estabelecer o acordo unilateral”, detalhou o senador, que também atua como vice-presidente do Parlamento do Mercosul.
No Brasil, o procedimento seguirá os mesmos ritos parlamentares: após o Executivo enviar o texto, ele será analisado e votado na Câmara dos Deputados, antes de seguir para o Senado Federal. Trad destacou que o presidente da Câmara, Hugo Motta, deve convocar uma reunião de líderes para acelerar a tramitação.
Apesar do interesse do Executivo em agilizar o processo, o envio formal do texto é condição indispensável para que a tramitação legislativa tenha início. “Há interesse do Executivo de fazer chegar o quanto antes à Câmara”, afirmou Nelsinho Trad.



