Crédito: Shutterstock Termina às 23h59 desta quinta-feira (29) o prazo para inscrições gratuitas no Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao primeiro semestre de 2026. O processo seletivo oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior em todo o país.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na área destinada ao Prouni, com acesso por meio da conta Gov.br. No mesmo endereço, os candidatos podem consultar as vagas disponíveis, filtrando por curso, turno, instituição e município.
Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o programa concede bolsas integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e bolsas parciais, que custeiam metade do valor do curso. O público-alvo são estudantes brasileiros que ainda não possuem diploma de graduação.
Para participar da seleção, é obrigatório ter concluído o ensino médio e ter participado do Enem 2024 e/ou 2025, com média mínima de 450 pontos nas provas e nota diferente de zero na redação. Caso o candidato tenha realizado as duas edições do exame, será considerada a maior média obtida.
No caso das bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais, o limite é de até três salários mínimos por integrante da família. Em 2026, o salário mínimo está fixado em R$ 1.621.
O programa também assegura reserva de bolsas para pessoas com deficiência e para candidatos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos, conforme as políticas afirmativas previstas em lei.
Nesta edição, o Prouni alcança um número recorde de oportunidades: são 594.519 bolsas ofertadas, sendo 274.819 integrais e 319.700 parciais, o maior volume já disponibilizado pelo programa.
A maior parte das vagas é destinada a cursos na modalidade a distância, que concentram 393,1 mil bolsas. Outras 16.408 oportunidades são para cursos semipresenciais, enquanto 184.992 bolsas são para cursos presenciais.
Quanto ao tipo de formação, predominam os cursos de bacharelado, com 328.175 bolsas, seguidos pelos cursos tecnológicos, com 253.597 vagas, e pelas licenciaturas, que somam 12.747 bolsas. Administração e ciências contábeis lideram a oferta, com 63.978 e 41.864 bolsas, respectivamente.
O cronograma do Prouni prevê duas chamadas de pré-selecionados. A primeira será divulgada no dia 3 de fevereiro, e a segunda chamada está prevista para 2 de março, ambas no site oficial do programa.



