
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), está monitorando oito casos suspeitos dos Novo Coronavírus, em Campo Grande – capital de Mato Grosso do Sul. Ontem (27), a SES (Secretaria de Estado de Saúde) havia informado seis possíveis casos lá, e descartou o do jovem, de 24 anos, internado em Ponta Porã.
Já no boletim do Ministério da Saúde, MS ainda aparece com apenas dois casos sob suspeita.
Segundo reportagem do Campo Grande News, os pacientes estão apresentando sintomas de gripe e já fazem parte da lista de investigações já que eles viajaram para países onde o vírus circula de forma mais abrangente. É importante destacar, que no Brasil, até agora, apenas um caso da doença foi confirmado, sendo um homem, de 61 anos, em São Paulo.
A idade das pessoas que estão sendo acompanhadas varia entre oito a 76 anos. O boletim epidemiológico será publicado só na tarde de hoje (28), pela SES, por volta das 17h, informou reportagem do site.
Ontem, a presença de paciente de 76 anos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bairro Leblon, com sintomas da doença, provocou medo. Uma das pessoas que passou pelo local à tarde relatou que a funcionária chegou a avisar para ninguém circular pelos corredores, em razão do risco de contágio.
Outro caso sob suspeita é de uma servidora pública que voltou da Itália, passou por Veneza, e ao chegar em Campo Grande apresentou sintomas parecidos com gripe. Em ambos os casos, o resultado dos exames preliminares deve sair ainda nesta sexta-feira.
De acordo com informação da pasta, já foram realizadas coleta de exames, que irá identificar síndromes respiratórias graves. Caso o resultado dê negativo para doenças como Influenza A e B e H1N1, a amostra será encaminhada para o Instituto Adolf Lutz, referência na realização da investigação do Coronavírus.
A Sesau ainda informou que ontem (27), dez casos estavam sendo acompanhados, mas dois foram descartados após os exames apontarem positivo para H1N1.