Nesta segunda-feira (28) foi inaugurada o Bioparque Pantanal, conhecido por “Aquário do Pantanal”.
Localizado na avenida Afonso Pena, anexo ao Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande (MS), demorou 11 anos para ser concluído, após a obra ser embargada diversas vezes.
O complexo tem segmentos de turismo, educação, pesquisa, cultura, diversão para crianças, museu, auditório com capacidade de 250 pessoas, tudo isso em um espaço de 19 mil m² de área construída.
O aquário foi lançado em 2011 na gestão do ex-governador André Puccinelli, ganhou primeiramente o nome de Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, porém hoje é inaugurado como Bioparque.
São 5,2 milhões de litros de água e 60 mil peixes. A obra finalmente foi finalizada e custou R$ 230 milhões.
O local possui 33 tanques, sendo 23 internos, 8 externos, o maior túnel com cúpula de sete metros de altura, por onde passa 1,2 milhões de litros de água. Ainda possui também, 15 jacarés, e uma cobra sucuri de três metros.
Segundo o ex-governador Puccinelli, o sonho foi realizado”: Esta obra grandiosa, e importantíssima para o futuro do emprego, do desenvolvimento do turismo e da ciência em nosso estado, é a vitória do esforço e da determinação de muitas pessoas. Estamos diante de um símbolo que colocará nosso estado no mapa do mundo e permanecerá vivo para orgulho das gerações que virão depois de nós. E os mais importante: estamos diante de um sonho realizado que pertence ao povo do Mato Grosso do Sul.
Visitas
Até mês de dezembro de 2022, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, ficará administrando o local temporariamente.
A partir de abril de 2023, será criado um escalonamento em um site especifico, para agendamento com estudantes e demais pessoas que queiram conhecer o complexo Bioparque Pantanal.
Conheça um pouco mais do Bioparque
O Jornal O Vigilante realizou duas lives onde conhecer um pouco da estrutura do local. Para visualizar basta acessar nossa página do Facebook O Vigilante Oficial