Menu
Terça, 16 de abril de 2024

Prefeitura de Campo Grande isenta mais de 2 mil igrejas de IPTU

Segundo o Executivo, a medida já deveria ter sido tomada, pois é uma garantia constitucional

28 de abr 2020 - 15h:45 Créditos: Top Mídia News
Crédito: Deivid Correa

A Prefeitura de Campo Grande fez um levantamento de todas as entidades religiosas da cidade e não mais emitirá o imposto a 2.200 locais. Conforme o Executivo, a medida já deveria ter sido tomada, pois é um direito garantido na Constituição Federal de 1988.

O artigo diz que igrejas, templos e entidades religiosas em geral são isentas de pagar o Imposto Territorial Urbano (IPTU), como forma de garantir sua liberdade religiosa.

“A Constituição Federal garante a templos de qualquer culto o que se chama de imunidade tributária. Assim, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios são proibidos de instituir impostos sobre entidades religiosas, desde que estes impostos sejam diretamente relacionados à renda e ao patrimônio das organizações religiosas, como o IPTU ”, explica o prefeito Marquinhos Trad.

Em Campo Grande, as 2.200 entidades religiosas serão beneficiadas. Elas terão os tributos cancelados e não precisarão mais entrar na Justiça para pedir a desoneração do mesmo, como ocorria anteriormente.

O secretário municipal de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto explica que para tomar a decisão, a pasta fez um levantamento para verificar situações onde a Prefeitura poderia estar deixando de arrecadar e percebeu a distorção que deveria ser corrigida.

“Devemos isso às entidades religiosas e a nós mesmos, pois vamos desafogar a Sefin ao não mais emitir impostos que não serão pagos e a Procuradoria Geral do Município, que não precisará mais emitir parecer sobre este tema. É um ganho para todos nós”, diz.

A medida entrará em vigor assim que a Resolução for publicada em Diário Oficial.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias