Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Ibovespa volta a cair com peso de bancos e exterior no radar; dólar sobe

Mineradora brasileira divulgou ontem à noite uma queda de 24% no seu lucro líquido do primeiro trimestre, frustrando expectativas do mercado

28 de abr 2022 - 15h:01 Créditos: Ms News
Crédito: REUTERS/Lee Jae-Won

O Ibovespa  caía levemente no começo da tarde desta quinta-feira (28), revertendo ganhos fortes na abertura, impactado por perda de terreno em Wall Street. Resultados de empresas locais limitavam a queda.

Bancos e Natura estavam entre as baixas mais relevantes, enquanto Vale e Petrobras eram as principais pressões positivas, ainda que a mineradora tenha apagado parte dos ganhos após acusação da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) contra a companhia.

Às 12:38 (de Brasília), o Ibovespa caía 0,147, a 109.166 pontos. No mesmo horário, o dólar tinha alta de 0,79%, a R$ 5,0045.

“As bolsas de valores dos EUA perderam tração, ainda mantendo posição no positivo, mas contaminando o Ibovespa”, disse o analista da Mirae Asset Corretora Pedro Galdi.

Uma bateria de dados macroeconômicos no Brasil, de arrecadação a indicador de preços, movimentava a sessão. Destaque para a alta de 1,41% do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), da FGV, em abril, abaixo da escalada de 1,7% esperada pelo mercado, segundo pesquisa da Reuters, e desaceleração ante avanço de 1,74% em março.

Os números vieram após outro dado-chave de inflação doméstico, o IPCA-15, vir abaixo do esperado na véspera, mas ainda em patamar considerado bem elevado por analistas. O mercado avaliava a influência de preços mais altos na extensão do ciclo de aperto monetário pelo Banco Central para além de uma majoritariamente aguardada elevação em 1 ponto percentual na Selic semana que vem.

Em Wall Street, os principais índices acionários operavam em alta leve, à medida que ânimo com resultados fortes da Meta, dona do Facebook, contrastava com preocupações sobre dados de contração inesperada da atividade econômica dos EUA no primeiro trimestre.

Destaques

VALE ON subia 0,8%, após avançar até 4,1% mais cedo com anúncio de recompra de até 500 milhões de ações, cerca de 10% dos papéis em circulação da empresa, e diante de divulgação de resultados. A mineradora teve queda no lucro líquido do primeiro trimestre ante um ano antes, mas ainda assim o desempenho veio pouco acima da expectativa do mercado. As ações da companhia, porém, reduziram baixa e tocaram o território negativo antes de retomarem parcialmente os ganhos, depois que a SEC acusou a Vale de violações de leis de valores mobiliários em caso referente ao desastre de Brumadinho. O preço do minério de ferro subiu na China.

– SANTANDER BRASIL UNIT perdia 2%, para a sétima queda consecutiva. Analistas do Itaú BBA rebaixaram a recomendação do papel a “underperform”. Bancos de varejo no geral também cediam na sessão, com ITAÚ UNIBANCO PN, BRADESCO PN e BANCO DO BRASIL ON apontando queda de cerca de 1% cada.

– PETROBRAS PN ganhava 0,9% e ON tinha alta de 0,8%, após estatal anunciar alta de 1,1% na produção total de petróleo e gás no primeiro trimestre em comparação anual. Os preços do petróleo registravam leve acréscimo.

– EMBRAER ON tinha valorização de 3,4% e liderava as altas do Ibovespa. A fabricante de aeronaves reafirmou projeções para 2022 após prejuízo líquido menor no primeiro trimestre frente a igual etapa do ano passado, uma vez que margens mais elevadas ajudaram a compensar uma queda sazonal nas vendas.

– NATURA ON afundava 6%, a sexta baixa seguida. Perspectiva de resultado abaixo do esperado no primeiro trimestre vêm afetando o papel nas últimas sessões.

– GOL PN tinha alta de 0,6%, após registrar lucro líquido acima do esperado no primeiro trimestre de 2022, ajudado por ganhos com câmbio e performance operacional. A Gol se surpreendeu com o retorno de viagens corporativas no final do primeiro trimestre, disse seu presidente-executivo em teleconferência com analistas e jornalistas nesta manhã. A rival AZUL PN mostrava desvalorização de 1,5%.

– DEXCO ON tinha ganho de 0,2%, depois da fabricante de painéis de madeira e louças e metais sanitários anunciar queda de 10,8% no lucro líquido recorrente do primeiro trimestre na base anual, com impacto do resultado financeiro. A receita líquida avançou 20,5%.

– MULTIPLAN ON valorizava-se 0,9% e HYPERA ON retraía 0,1%, antes de divulgarem resultados após o fechamento do mercado.

– SLC AGRÍCOLA ON perdia 0,2%. A ação foi mantida na terceira prévia do Ibovespa para o período entre maio e agosto.

Leia Mais

EUA

Os principais índices de Wall Street abriram em alta nesta quinta-feira, com o balanço forte da Meta Platforms elevando as ações de tecnologia e crescimento, o que compensava preocupações com dados que mostraram contração inesperada da atividade econômica dos Estados Unidos no primeiro trimestre.

O Dow Jones Industrial Average subia 0,37%, a 33.425,96 pontos, logo após a abertura. O S&P 500 avançava 0,92%, a 4.222,58? pontos, enquanto o Nasdaq Composite ganhava 1,79%, para 12.712,863 pontos.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias