
A Polícia Civil amanheceu nas ruas de quatro cidades de Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (28), com a deflagração da Operação "Dep Caugh", contra crimes de pedofilia.
A ação é coordenada pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e ocorre em Campo Grande, Cassilândia, Jardim e Bonito, com objetivo de localizar e capturar autores de crimes praticados contra crianças e adolescentes no ambiente virtual. Os alvos foram indentificadas durante trabalho de investigação.
Esse tipo de diligência costuma ter como foco a apreensão de material que gere prova física contra os investigados, como hds de computadores, por exemplo.
A pena para quem armazena esse tipo de conteúdo varia de 1 a 4 anos de prisão, de 3 a 6 anos pelo compartilhamento e de 4 a 8 anos de prisão pela produção de conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual. A previsão está no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Ao todo devem ser cumpridos seis mandados de busca e apreensão, que podem resultar em prisões em flagrante.
Deep Caught
O nome refere-se ao trabalho investigativo realizado pela Polícia Civil no ambiente da deep web, como é chamada a parte "obscura" da internet, onde costumam atuar os criminosos, e com a consequente localização. A expressão em inglês, equivale a algo buscado na profundeza.