Na manhã desta sexta-feira a prefeitura de Dourados divulgou o pronunciamento do prefeito, Alan Guedes, o qual confirma que o município entrará em lockdown a partir deste domingo, por um período de 14 dias.
Confira o pronunciamento:
"Estou aqui nessa manhã para falar com vocês sobre um assunto muito importante, o enfrentamento da pandemia Covid-19, uma doença que desafia a todos, a ciência, os médicos e os sistemas de Saúde. É muito difícil alguma família que não tenha perdido um ente querido nesse período em nosso país. Na nossa cidade já são quase 500 famílias que perderam uma pessoa de sua casa, nós não podemos permitir que esse dado avance.
Esse é o momento mais difícil que enfrentamos da pandemia da Covid-19, em nossa cidade, os números e a pressão sobre o sistema de Saúde são a confirmação. Todos os dias cerca de 40 a 50 pessoas aguardam por um leitos de UTI, isso demonstra de maneira muito efetiva a sobrecarga do sistema de Saúde de Dourados e de nossa macrorregião. Cada paciente fica em média 15 a 20 dias ocupando o leitos de UTI, de cada 10 pacientes que são entubados, uma média de apenas cinco conseguem sobreviver, isso demonstra também a violência e a gravidade com que as pessoas têm chegado as UTI'S aqui em nossa cidade.
Os dados mostram que mesmo avançando de 35 para 55 leitos de UTI, em cinco meses, isso não foi possível para frear essa sobrecarga em nosso sistema de Saúde. Além disso Dourados hoje lidera o ranking de novas infecções, são em média 220 casos por dia, muito mais do que na nossa capital Campo Grande. Nós precisamos reverter o fluxo de atendimento na nossa rede, como anunciamos a UPA passa a atender somente casos de Covid, precisamos redimensionar o nosso sistema, a pediatria e outras ações que eram feitas na UPA agora estão exclusivamente prestadas no Hospital da Vida.
Nós estamos buscando o aumento de leitos, também buscamos ampliar a nossa base vacinal. Conseguimos regularizar o cadastro e o sistema das nossas vacinas, estamos com um número de quase 100.000 douradenses vacinados. Estamos abrindo novos postos de vacinação, novo sistema de drive-thru, mas precisamos de mais doses. Vocês sabem, os municípios não podem adquirir doses ainda das vacinas disponíveis no mercado, dependemos das remessas que vem Governo Federal.
Diante de tudo isso, como Prefeito preciso tomar uma decisão. Entendemos todo o lado empresarial que envolve a cidade, e sabemos que o empresariado sustenta os seus impostos e a economia desse país, sabemos que os funcionários que dependem desse trabalho também podem ser afetados, mas nesse momento eu peço apoio e a compreensão de todos, porque a situação chegou no limite, não há mais o que fazer.
Fizemos reuniões e ouvimos os mais gabaritados especialistas do estado e resolvemos tomar uma decisão para impedir a circulação do vírus. Em breve será divulgado o decreto que vai explicar cada atividade que pode ficar aberta, mas já anúncio que a partir de domingo, 30 de maio, Dourados vai entrar lockdown de 14 dias, somente os mais essenciais serviços poderão continuar funcionando. Precisamos punir quem despeitar o decreto, não tem jeito.
Eu peço seu apoio e de toda a sua família, do empresariado local para que possa conscientizar as pessoas. Agora eu faço um apelo a todos os colegas prefeitos da região, de cada 10 pacientes que chegam aqui seis são de fora, nós precisamos pensar regionalmente, precisamos de soluções que possam ser implementadas. Conto com o apoio de todos vocês muito obrigado!"