Menu
Terça, 22 de julho de 2025

Em novas condições de armazenamento a vacina da Pfizer poderá ser enviada para todas as cidades do Brasil

A informação foi confirmada hoje

28 de mai 2021 - 16h:59 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (28) que, com as novas condições de conservação e armazenamento para a vacina da Pfizer, o imunizante terá condições de ser enviado para todos os municípios do Brasil. Até o momento, a vacina estava restrita às capitais.

“É uma notícia muito boa que nos permite concluir a possibilidade de interiorização da vacina Pfizer (...). Então, com isso, a gente consegue atingir todos os municípios brasileiros”, informou o secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Otávio da Cruz.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou novas condições de conservação e armazenamento para a vacina, que agora pode ser mantida em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias. A orientação anterior era de até cinco dias.

Para aprovar as novas condições, a equipe técnica da Anvisa avaliou os estudos de estabilidade apresentados pelo laboratório desenvolvedor da vacina.  

"Os estudos de estabilidade servem para definir por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração", disse a agência, em nota.

As doses da Pfizer precisavam antes ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias.  

Tais condições não permitiam que a vacina fosse enviada para municípios distantes mais que 2h30 da capital do estado.

As agências reguladoras dos Estados Unidos e da Europa também estenderam o tempo de armazenamento do imunizante para um mês.  


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias