Menu
Sexta, 29 de março de 2024

Secretário de Saúde Geraldo Resende anuncia vacinação de 59 a 55 anos a partir de amanhã

.

28 de mai 2021 - 00h:50 Créditos: O Vigilante
Crédito: Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (27), foi anunciado pelo Secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, que o Estado poderá começar a imunização por faixa etária a partir de amanhã, onde será reiniciado o grupo de idades, com pessoas entre 59 a 55 anos. O comunicado foi feito durando uma audiência na Assembléia Legislativa.

“Conseguimos que a proposta defendida pelo nosso estado, junto com algumas outras unidades da federação fosse vencedora a pouco, na Comissão Intergestores Tripartite (CIT) – que reúne representantes do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), a partir de amanhã nós vamos democratizar o acesso as vacinas em todo o país. Os estados poderão fazer o acompanhamento da vacinação por faixa etária. Será mantido o Plano Nacional de Imunização (PNI), mas também agora podemos dar início a vacinação por idade. Descendo até chegar ao limitador da aplicação, que são as pessoas com 18 anos”, disse Geraldo.

Ele ainda falou que a nova decisão vai atender a diversas demandas para inclusão em grupos prioritários. “Isso democratiza a vacina, todos vão ser tratados iguais. Tira uma carga dos secretários e passa atender a demanda de cada entidade. Fazendo com que a imunização do Estado avance ainda mais”, explicou.

Durante sua fala, o secretário explicou a tentativa de abrir novos leitos em Três Lagoas, Dourados e Ponta Porã, citando a situação critica em que se encontra Campo Grande. “Estamos trabalhando também para abrir novos leitos de UTI, mesmo que estejamos no nosso limite. Não temos mais profissionais, não há espaço, mas situações que estavam sendo construídas a um tempo atras, entre elas abertura de 10 leitos na UFMS de Dourados. Estamos fazendo tentativas de ampliar leitos em Ponta Porã e também em Três Lagoas. Já em Campo Grande, vamos ver com o secretário municipal, porque a situação é muito critica e nós precisamos dessa tentativa derradeira de abrir novos leitos”, finalizou.

A audiência publica remota da Assembleia Legislativa era para prestação de contas da Secretária de Estado e Saúde (SES) e foi proposta pela Comissão de Saúde.

O secretário Geraldo Resende disse estar muito contente com a conquista e explicou a forma como pretende fazer a imunização da população. “Estou muito contente com essa conquista! Foi uma vitória de todos, agora vamos poder acelerar a imunização e atender a população em geral. Agora vamos fazer a separação da quantidade de imunizantes para os grupos, pretendo que 70% das doses sejam entregues para a imunização por idades e os outros 30% para os grupos prioritários”, disse.

Geraldo disse que na sexta-feira (28), os municípios estão autorizados para dar inicio a vacinação neste novo grupo. “Essas doses que chegaram durante a semana podem ajudar a começar essa nova etapa. Dessa forma vamos avançar cada vez mais rápido para vencer a doença”.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias