Menu
Terça, 01 de julho de 2025

Estevão Petrallas, ex-presidente do Operário, é escolhido pela CBF para comandar futebol em MS

Ednaldo Rodrigues Gomes determinou o afastamento de Fracisco Cezário, preso pelo Gaeco, por 90 dias

28 de mai 2024 - 07h:57 Créditos: ArapuáNews
Crédito: Divulgação

Com a vacância da Presidência da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), o ex-presidente do Operário, Estevão Petrallás, foi escolhido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para comandar a FFMS como interventor. A informação coronel Nelson Antônio da Silva, atualmente presidente do maior time do Estado, durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (27), após reunião de dirigentes dos clubes sul-mato-grossenses.

Em portaria, o presidente Ednaldo Rodrigues Gomes determinou o afastamento do presidente por 90 dias e nomeou Petrallás, que ocupa uma das Vice-presidências da federação, como o presidente interino, “enquanto durar o afastamento do titular”.

Resta saber agora se a ideia vai se concretizar, já que antes que a intervenção fosse colocada em prática, o presidente da FFMS, Francisco Cezário de Oliveira, de 77 anos, despachou, dentro da cadeia, outra ideia. Ele pediu licença do cargo, conforme nota de esclarecimento assinada às 11h45 de hoje, e conforme o estatuto da federação, o dirigente é quem indica o substituto, o que pode gerar questionamentos na Justiça.

Alfredo Zamlutti, também vice-presidente e que deu entrevista ao Campo Grande News dizendo que estava pronto para assumir o comando do futebol, diz que não recorrerá da decisão da CBF. “De modo algum. Para mim está resolvido. Tenho uma federação para cuidar a CBF tomou uma atitude para resolver o problema. Se está certo ou errado, as autoridades vão decidir”.

Partida antecipada – Mais cedo, Cezário disse, em nota de esclarecimento, que permanecerá “obediente ao ordenamento legal e às determinações judiciais, enquanto aguarda providências estatutárias para seu formal licenciamento das funções de presidente da FFMS, que honradamente foram confiadas pela família e companheiros do futebol estadual”.

O objetivo do afastamento, segundo o dirigente, é “preservar a FFMS, seus filiados e campeonatos”.

O investigado na Operação Cartão Vermelho, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) abre o texto falando da “repercussão e boatos” sobre o fato de ter sido alvo da força-tarefa. “A verdade dos fatos será demonstrada no curso das investigações e processos”.

Diz ainda que provará “a total legalidade dos atos praticados” por ele como presidente da FFMS.

Quem é Estevão Petrallas?

A gestão de Estevão Petrallas à frente do Operário Futebol Clube teve seus momentos de sucesso, com conquistas de títulos, mas também foi marcada por controvérsias devido às questões financeiras deixadas por administrações futuras.

Ele esteve à frente do Operário Futebol Clube por 8 anos e liderou o clube durante a ascensão do Galo de Campo Grande da Série do Estadual para a elite do futebol sul-mato-grossense em 2016.

Em 2017, a frente do Operário, garantiu automaticamente a classificação do Galo para a Copa Verde do mesmo ano, após fechar as semifinais contra o Sete de Dourados.

Ainda em 2017, Petrallas levou o Operário a aderir ao Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro PROFUT, criado pela Lei 13.155 de 2015, com o objetivo de fortalecer a gestão financeira dos clubes brasileiros. Também foi responsável por regularizar a participação do clube na Loteria do Timemania, visto que a documentação estava completamente desatualizada.

Ainda no mesmo ano de 2017, Estevam colocou o Operário na Copa São Paulo de Juniores, e também nas semifinais do estadual, colocando o clube novamente na Copa Verde de 2018.

Operário/ OFC- Divulgação 

Estevão Petrallas também foi importante, quando foi presidente do Operário em 2018, quando tirou o Operário de uma fila de 21 anos sem títulos.

Com essa conquista o clube voltaria a disputar 13 anos depois a Copa do Brasil e teria sua estreia na Série D, já que sua última participação em competição nacional foi em 2008 na Série C, além de confirmar pela terceira vez seguida sua participação da Copa Verde e a disputa local do estadual de futebol.

Em 2019, sob nova direção, Petrallás iniciou uma nova gestão do Conselho Diretor. A continuidade do presidente Estevão Petrallás à frente do clube por mais quatro anos foi fundamental, especialmente para fortalecer o setor administrativo. Ao final dessa gestão, o clube entregou sua contabilidade em dia, os pagamentos do PROFUT foram feitos e as dívidas trabalhistas foram equacionadas. O mais importante, todas as certidões necessárias para que o clube pudesse participar das competições estaduais e nacionais foram obtidas. No campo, apesar dos esforços nas temporadas seguintes, não houve muito sucesso até a conquista do Bicampeonato em 2022.

Petrallás tentou reorganizar o clube, mas abriu muitas dívidas que foram deixadas até para a atual administração do Coronel Nelson Antônio da Silva

Antes de assumir a vice-presidência da FFMS, Estevão Petrallas entregou o Operário nas competições nacionais de 2023, quando participou da Copa do Brasil, Copa Verde e o Brasileirão da Série D. Atualmente, Petrallas é presidente Deliberativo do Operário Futebol Clube.

Cartão Vermelho – Na terça-feira (21), o Gaeco levou Francisco Cezário de Oliveira para a cadeia, por suspeita de comandar esquema para desviar milhões da FFMS. A casa do presidente – imóvel de alto padrão, localizado na Vila Taveirópolis, na Capital – foi vasculhada e no local, agentes apreenderam mais de R$ 800 mil em espécie.

Contra Cezário há mandado de prisão preventiva (por tempo indeterminado). Como ele é advogado com registro ativo, o trabalho foi acompanhado por representantes da Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas dos Advogados de Seccionais da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e ele foi levado para cela especial no Presídio Militar Estadual.

André Borges, responsável pela defesa de Cezário, afirmou que a quantia encontrada na casa tem origem lícita. “Não é crime manter dinheiro em casa. Tem origem lícita, que no momento oportuno será declarada”.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias