Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Prazo para inscrição no alistamento militar termina nessa quinta-feira

O alistamento é obrigatório a jovens do sexo masculino que completarão 18 anos em 2022 e atraso pode gerar multa

28 de jun 2022 - 15h:42 Créditos: Yuri Tomaz
Crédito: Reprodução

O prazo para a inscrição no alistamento termina na próxima quinta-feira, dia 30. A inscrição destina-se a jovens do sexo masculino que completarão 18 anos em 2022 e pode ser feita no site de alistamento militar.

  • Para isso, o inscrito deve conter em mãos os seguintes documentos:
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Carteira de Trabalho ou Carteira de Identidade
  • Comprovante de endereço com CEP
  • Endereço de e-mail
  • Telefone

A inscrição é obrigatória em caso de não dispensa e pode acarretar em uma série de problemas caso não seja feita, como impedimento de ingresso em cargos como funcionário em órgãos oficias, prestar exame ou realizar matrícula em instituições de ensino, assinar contrato com órgãos públicos, dentre outros complicadores.

Pessoas com deficiência também devem se apresentar à junta militar ou realizar a inscrição pelo site e depois solicitar a dispensa. 

Há casos em que a dispensa também pode ser solicitada como, por exemplo, quando há apenas o indivíduo masculino exercendo trabalho para subsistência da família. 

É dispensado diretamente jovens que residem em municípios que não possuem a junta militar para a formação, desde que esta fique distante do município de residência do jovem.

Para mais informações, ou em caso de dúvidas, consulte o site do alistamento ou a junta militar de seu município. 

Em caso de demora para se alistar, pode haver multa. Os alistados participam da formação durante 12 (doze) meses e podem ser encaminhados para atuação nas Forças Armadas, nos ramos da Marinha, Aeronáutica ou Exército. 

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias