Menu
Quinta, 28 de março de 2024

Prefeitura de Campo Grande e Semed garantem ensino, alimentação e atendimento durante pandemia

As aulas presenciais estão suspensas desde 18 de março para garantir segurança aos estudantes

28 de jul 2020 - 20h:18 Créditos: Nildo Campos / Linckon Lopes
Crédito: Secretária Adjunta Soraia Campos e Secretária de Educação Elza Fernandes

Os 108,8 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (REME) em 104 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e 98 Escolas de Ensino Fundamental estão totalmente assistidos pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), mesmo durante a pandemia da Covid-19.

As aulas presenciais estão suspensas desde 18 de março para garantir segurança aos estudantes e seus familiares, além dos profissionais da educação. Com aulas domiciliares, os estudantes têm acesso aos conteúdos e interação com os professores, através de diversas plataformas digitais, organizadas pelas unidades escolares. As videoaulas são gravadas por professores da REME, com atendimento específico para cada ano escolar.

A SEMED e as escolas também disponibilizam o caderno de atividades para todos os alunos. Os 2,6 mil estudantes com deficiência atendidos na REME recebem o material adaptado as suas necessidades. Os mais de 2,1 mil alunos da área rural, muitos sem acesso a internet, também são contemplados com os cadernos entregues em suas casas.

Mesmo em meio ao período de isolamento social os projetos desenvolvidos nas escolas continuam, como é o caso das hortas escolares. Na Escola Municipal Nazira Anache os educadores mantiveram os cuidados com o plantio e ainda expandiram as ações.

Agora os alunos também podem plantar e cuidar da horta em casa. Cada um recebeu orientação para ter seu canteiro domiciliar. "Além do caderno de atividades, agora a gente tem a prática. Na minha casa tem a horta que minha avó cuida e agora estou ajudando ela, então tá dando certo e vamos ter ainda mais coisas", disse a aluna Maisa Rocha, 12 anos, do 8° ano. O projeto abrange sete disciplinas - Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Geografia, Arte e Educação Física. 

Na Escola do Campo Barão do Rio Branco, em Rochedinho, a horta que já fornecia itens para a alimentação dos alunos passou a ser cuidada pelos professores. O excedente de produção é revertido em benefícios para a escola, com aquisição de mudas e até um novo projeto, a criação de galinhas.

Os professores também continuam sendo atendidos por meio de formação continuada on-line no canal do Youtube “Reflexões Pedagógicas – Diálogos entre a teoria e a prática”. Inclusive com cuidado especial para a saúde mental.

Outro grande cuidado é em relação a alimentação das crianças. Por isso a Prefeitura, juntamente com a pasta, garante a entrega de 80 mil kits merenda, 50 mil deles já concluído e outros 30 mil que devem começar a chegar às famílias cadastradas no programa Bolsa Família a partir do próximo mês. A distribuição teve início no dia 23 de março, logo após a suspensão das aulas presenciais.

Numa ação conjunta, a Semed envia os itens às unidades escolares que são responsáveis pela logística de distribuição do kit composto por 5 quilos de arroz, 1 quilo de feijão, 500 gramas de macarrão, 1 quilo de leite em pó, 900 ml de óleo, 400 gramas de biscoito e 340 gramas de extrato de tomate. Alunos com alergia a glúten e intolerância à lactose também foram atendidos nas especificidades.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR), a SEMED realiza o Concurso de Máscaras Juninas de customização de máscaras infantis. O concurso estimula a criatividade entre os pequenos, na faixa etária de 4 a 12 anos. Uma comissão de jurados escolheu entre as 500 inscritas, 20 para que a população vote nas cinco melhores. 

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias