
O termo em inglês até leva a pensar que a assessoria se presta apenas para quem busca grandes desafios profissionais, mas, mas posso afirmar, o coaching é para todo mundo. “Nos Estados Unidos, 67% das pessoas fazem. No Brasil agora que as pessoas estão procurando esse tipo de auxílio. O coaching é o processo que visa melhorar o seu desempenho pessoal e profissional”, ajuda você a pensar melhor e criar estratégias para melhorar a performance.
Logo na primeira sessão o cliente preenche a roda da vida, subdivida em 12 áreas. Cada segmento, que inclui vida pessoal e profissional, recebe uma pontuação. “Em seguida defino a área de alavanca. No início a roda é bem desregular, que se fosse de verdade, não girava”, então os pontos são alinhados e direciono o trabalho de modo que auto estima e auto confiança aumentem, isso é fundamental para motivação do cliente.
O coaching é pra quem se dispõe a deixar zonas de confortos em busca dos verdadeiros objetivos, a receita é direta. “Atitudes iguais, resultados iguais; atitudes diferentes, resultados diferentes”. O coaching estimula as pessoas a enxergarem as soluções, com a base assentada em dois conceitos: foco e ação.
A falta de planejamento também pode afundar projetos. “A pessoa tem que pôr no papel, , definir os objetivos, metas e micrometas”, outro fator primordial é acompanhar o objetivo de perto, com avaliações diárias e datas para cada etapa ser vencida. “A maioria até faz um planejamento, mas deixa na gaveta ou simplesmente não executa, e meu papel é acompanhar, alinhar e incentivar a concretizar esses resultados. Tem que se trabalhar o seu sonho hoje, agora. Muitas pessoas deixam de fazer por não saberem ou simplesmente por não achar possível.
Então vamos tirar os sonhos do papel?