Menu
Segunda, 20 de setembro de 2021

Pode comer produtos fora da validade?

28 de Jul 2021 - 13h:41


Veja o que deve observar nos alimentos antes de consumi-los e quais são os que não oferecem perigo caso passem um pouco da validade 


Todo alimento que se compra no mercado vem com o prazo de validade escrito no rótulo. É muito importante verificar esse prazo antes de comprar o alimento e antes de consumi-lo.

O prazo de validade corresponde ao período que o alimento está bom para consumo, desde que esteja sob as condições ideais de armazenamento, que também estão descritas na embalagem do produto.

Essas duas condições – validade e armazenamento – são essenciais para preservar a qualidade nutricional do alimento e evitar o desenvolvimento de micro-organismos causadores de doenças dentro dele.

Sinais de que um alimento está estragado

Nem sempre um alimento contaminado vai apresentar sinais como cheiro, cor, textura e sabor diferentes. E às vezes, um alimento que ainda está no prazo de validade, mas foi armazenado do jeito errado, pode estar estragado.

Por isso que o prazo de validade deve ser respeitado, tanto quanto o armazenamento do alimento no local adequado. Por segurança, antes de consumir, é importante verificar esses sinais:

Cheiro

Alguns alimentos estragados, como laticínios e embutidos, apresentam um cheiro de azedo, bem desagradável. Outros alimentos podem ter cheiro de podre mesmo, ou apenas um cheiro desagradável que não é o cheiro normal do alimento.

Cor

Quando uma carne embalada estraga, ela muda de cor, fica acinzentada ou esverdeada. Essa coloração é bem comum em vários outros tipos de alimentos estragados, pois é a cor da formação de mofo por causa dos fungos e bactérias que estão se desenvolvendo no produto.

Textura

Alimentos que contêm água na sua composição ficam com uma textura pegajosa, espessa ou granulada. Alimentos que deveriam ser crocantes ficam amolecidos, e os moles endurecem.

Sabor

Se o cheiro está ruim, o sabor também vai estar. Se você não notou que o cheiro de um alimento estava azedo ou estragado, e só foi perceber no sabor, jogue tudo fora, inclusive o que botou na boca. Sentir o cheiro, ver a cor e tocar na textura não é tão perigoso quanto ingerir um alimento estragado.

Quais alimentos podem ser consumidos fora do prazo de validade?

Existem certos alimentos que não possuem condições de armazenamento tão restritas e exigentes, já que toleram temperaturas variadas. 

Esses até podem ser consumidos alguns meses após o prazo de validade vencer, desde que estejam com bom aspecto, levando em conta o cheiro, a cor, a textura e o sabor. São as massas secas, arroz, farinhas, açúcar, sal, água, especiarias e vegetais congelados, mantidos corretamente no congelador.

Os demais, especialmente alimentos de geladeira, como laticínios, nunca devem ser consumidos depois do prazo de validade, mesmo que tenham passado alguns dias. Eles podem estar contaminados sem demonstrar cor, sabor, textura e aparência ruins.

widget de imagem

Deixe um comentário