Menu
Sábado, 19 de outubro de 2024

Sem quebra-quebra: veja como mudar o piso da sua casa

O piso da sua casa precisa ser trocado, mas você simplesmente não consegue pensar na ideia de uma troca, sem dor de cabeça, sujeira ou um alto valor de investimento necessário para investir na remoção dos pisos? 

28 de jul 2022 - 13h:41 Créditos: Times Brasília
Crédito: Reprodução

O piso da sua casa precisa ser trocado, mas você simplesmente não consegue pensar na ideia de uma troca, sem dor de cabeça, sujeira ou um alto valor de investimento necessário para investir na remoção dos pisos? 

Bom, saiba que existem outras formas de resolver o problema, e isso não inclui apenas quebrar o piso e muito menos a cabeça.

Ou seja, de fato existem soluções mais fáceis e econômicas, seja usando carpete para “esconder” o revestimento antigo, ou pisos revestidos de madeira que podem ser encontrados em empresas de conserto de piso de madeira sp em vários estados do país.

Além disso, hoje em dia é possível instalar um piso em cima de outro piso, ou seja, instalar um novo revestimento sobre o revestimento antigo sem removê-lo.

Nesse caso, é preciso considerar o tipo de acabamento desejado e ter um cuidado redobrado na hora de inspecionar, ajustar e limpar o substrato a ser revestido.

Mas, se você quer saber mais sobre como trocar o piso da sua casa sem precisar remover o piso antigo, sem muita burocracia e complicação, continue lendo o artigo para ficar por dentro de todas as dicas!

Tapetes 

Os tapetes são soluções simples, rápidas e baratas de “esconder” revestimentos antigos ou sem brilho. Existem tapetes modulares no mercado hoje, que são placas de tamanho normal de 30 x 30 cm que podem ser colados dependendo do ambiente que você deseja cobrir.

Esta é uma boa escolha se a superfície que será coberta for uma área pequena, como um quarto individual, escritório ou até mesmo uma dispensa.

O mais legal é que esses tapetes vêm em diferentes estampas, cores e padrões, assim você tem uma variedade de opções para escolher aquele que mais combina com o seu ambiente.

Carpetes

O carpete abrange opções que podem ser usadas tanto na sala de estar ou sala de TV quanto no quarto. No entanto, é comum também encontrar em ambientes de negócios e escritórios de empresas de acompanhamento e execução de obras ou de outros segmentos. 

Mas também podem ser colocados em áreas residenciais nas regiões mais frias do país. Uma de suas principais vantagens é que aumentam o conforto térmico do ambiente. 

Quem nunca pensou como seria confortável acordar e colocar os pés em um tapete quentinho? Além disso, agregam elegância e sofisticação ao ambiente. 

Por exemplo, para quem tem crianças em casa, que brincam bastante com brindes personalizados bloco de anotações e riscam paredes e pisos, pode ser uma boa ideia usá-las para cobrir o quarto ao invés de almofadas e tapetes. 

Outra vantagem é que, ao contrário de outros tipos de pisos, ele tem uma longa vida útil e demora muito para precisar ser substituído, principalmente os feitos de fibras sintéticas. Além de claro, ser muito simples de ser inserido, sem dores de cabeça.

Cerâmica e Porcelanato

Sim, é possível revestir superfícies de cerâmica ou porcelanato com pisos da mesma natureza, mas a aplicação deve ser feita com cuidado redobrado. 

É necessário verificar o estado da base, se há pisos soltos, quebrados ou com vazamentos e se a superfície está nivelada. A aplicação é feita de uma camada de argamassa adesiva de 2 mm de espessura, adequada para a colocação de pisos sobre o piso.

Outro detalhe importante a ser verificado é a altura das portas, pois o novo piso será um pouco mais alto.

Piso de vinil

Os pisos vinílicos são mais simples de aplicar, pois são instalados com adesivos líquidos, colas de contato ou através de sistema click. Também podem ser aplicados em outros tipos de superfícies como granito, cerâmica e porcelanato.

Em relação à colocação de pisos vinílicos, também é muito importante atentar para a preparação da camada de base; ou seja, o acabamento antigo deve estar limpo, seco, sem vazamentos e plano. 

Um detalhe importante é a espessura muito fina do piso vinílico (3mm) que não interfere na variação dos níveis quando aplicado corretamente. 

Além disso, estão disponíveis em diferentes estampas no mercado e algumas até imitam moldura de madeira para pisos. 

No início só existia disponível na versão adesiva (com cola especial), mas agora também podemos encontrá-lo através de sistema de click.

Além da facilidade para inserir nos mais diversos tipos de ambientes, os pisos vinílicos oferecem um acabamento muito durável (ótimo quando há crianças ou animais de estimação), resistência à umidade e ao fogo.

Uma grande vantagem sobre muitos pisos laminados é que alguns modelos podem ser usados ??em cozinhas ou banheiros e, devido à sua espessura fina, as portas muitas vezes não precisam de corte ou serem redimensionadas.

Claro, ele deve ser instalado em um piso sem irregularidades ou pré-nivelado para deixá-lo perfeito e permanecer no seu lugar por anos.

Piso Laminado

A aparência é muito semelhante à dos pisos de vinil, e também é uma ótima opção para quem quer trocar de piso com facilidade.

Além disso, este tipo de piso é ideal para apartamentos, casas e espaços comerciais, desde que não haja problemas de umidade e o acabamento desejado seja semelhante ao que o piso de parquet oferece. 

  • Variedade extensa em qualidade e preço;
  • Variedade de espessura; 
  • São fáceis de instalar 
  • Possuem sistema click;
  • Econômicos e muito duráveis. 

É preciso ter cuidado, pois a grande maioria não é adequada para banheiros e cozinhas, ou ambientes com muita instalação eletrica. Portanto, antes de instalar confira se o lugar pretendido é o ideal.

Seu preço mais econômico e facilidade de instalação tornaram o piso laminado uma opção favorita para muitos, mas o piso vinílico está ganhando popularidade nos dias de hoje. 

O nosso conselho é analisar as necessidades da sua casa ou da sua empresa de corte de chapas a laser e escolher o pavimento que melhor se adapta às suas demandas.

Cimento queimado

O cimento queimado é também um piso que confere muita praticidade na instalação, e é um material completamente popular, preferido por muitos profissionais de decoração.

É adequado para instalações, hotéis, áreas externas ou internas. E sem dúvidas, é um material capaz de mudar a aparência de qualquer espaço em poucas horas com alta resistência à abrasão.

 A sua aplicação requer ajuda profissional, mas de fato, em menos de dois dias, com o cimento queimado é possível ter um piso novinho sem retirar qualquer pedaço do pavimento antigo. 

Além disso, se você está preocupado com a manutenção, não se preocupe, pode ter certeza de que é um material sem costura e totalmente impermeável que pode ser facilmente limpo com água e sabão neutro.

É um material que também pode ser usado até em paredes com climatizador evaporativo e móveis de alvenaria. Se você procurar fotos e imagens com esse material, verá que não há limite para ele, mesmo no campo externo.

Portanto, considere essa opção de piso para o ambiente da sua casa quando quiser trocar sem precisar quebrar nada. 

Pintura correta

É claro que nem todos os pisos, como no caso de piso para tenda, podem ser reformados com apenas uma demão de tinta, mas se estiver em boas condições, é uma maneira muito econômica de mudar a aparência e mantê-la bonita por alguns anos. 

Dependendo do material de base com que você está pintando, você terá que usar um ou outro tipo de tinta. Nosso conselho é perguntar para um profissional da área ou em uma loja de tintas ou diretamente com um bom profissional também. 

A tinta epóxi é geralmente recomendada após uma camada lisa (para esconder as costuras e criar o efeito de um piso contínuo).

Lembre-se, se estiver pintando sobre cimento ou concreto, terá que deixar as juntas de dilatação para que a tinta não flutue. 

Em pisos de madeira antigos, muitas vezes produz excelentes resultados, principalmente se a técnica estiver correta e forem utilizados materiais de alta qualidade. Não arrisque comprar qualquer tipo de tinta!

Piso de PVC

Impermeável, antiderrapante, silencioso e lindamente projetado. Eles imitam todos os tipos de acabamentos e formas e podem ser instalados em poucas horas. 

Sua maior vantagem é o preço e a facilidade de instalação. O principal problema com eles é que eles estragam facilmente e são sensíveis a arranhões e abrasões. 

Mas com um pouco de cautela, esse tipo de piso pode proporcionar excelentes resultados. Esta é uma opção muito interessante para casas e apartamentos de aluguel ou casas de férias.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, comece a estudar agora mesmo qual tipo de piso usar para reformar a sua casa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias