Menu
Quarta, 24 de abril de 2024

Agepen implanta Disk-Covid para informações a familiares de internos

Servidores de cada presídio irão realizar os atendimentos e garantir informação precisa sobre os apenados

28 de ago 2020 - 14h:38 Créditos: Tatyane Oliveira Santinoni
Crédito: Keila Oliveira, Agepen

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS) iniciou um projeto piloto nos quatro maiores presídios de regime fechado para prestar informações aos familiares sobre casos de infecção por coronavírus entre internos.

O Disk-Covid já está disponível para o Estabelecimento Penal "Jair Ferreira de Carvalho" (Máxima de Campo Grande), Instituto Penal de Campo Grande, Penitenciária Masculina de Regime Fechado da Gameleira e Penitenciária Estadual de Dourados. A intenção é que, posteriormente, a iniciativa seja estendida a outras unidades prisionais, conforme as maiores demandas.


                                                               Servidores de cada presídio irão realizar os atendimentos e garantir informação precisa sobre os apenados

A ação é resultado de recomendação feita pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Agepen e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que disponibilizou os chips para os contatos. O projeto também foi aprovado pelo Tribunal de Justiça, por meio de seu Comitê de Acompanhamento das Medidas de Enfrentamento à Covid-19 no Sistema Carcerário de Mato Grosso do Sul, do qual a agência penitenciária também faz parte.

“A medida é mais uma forma adotada para proporcionar maior transparência às ações, bem como prestar um melhor atendimento aos familiares, além de evitar a disseminação de informações incorretas”, destaca o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves.

O dirigente ressalta que cada unidade prisional onde foram constatados casos de infecção por coronavírus entre internos já tem realizado esse trabalho de informar os familiares por meio de ligações para os telefones informados pelos custodiados ou mesmo disponíveis nas fichas disciplinares. “Com essa nova medida, esse trabalho será mais amplo e facilitado, já que o próprio familiar poderá buscar informações sobre seu parente preso”, pontua.

Cada um dos quatro presídios recebeu um número específico para contato, cujo atendimento ocorre por ligação ou WhatsApp, no período entre as 7h30 e 16h30, de segunda a sexta-feira. Importante enfatizar que o canal é exclusivo para informações referentes à Covid-19 entre a massa carcerária daquela unidade prisional e demais assuntos não serão tratados, sem exceção.

Confira abaixo os canais de contato:

  • Estabelecimento Penal "Jair Ferreira de Carvalho" (Máxima de Campo Grande): (67) 99265-1751
  • Instituto Penal de Campo Grande: (67) 99135-6546
  • Penitenciária Masculina de Regime Fechado da Gameleira: (67) 99134-6200
  • Penitenciária Estadual de Dourados: (67) 99191-3844

***Atendimentos por ligação ou WhatsApp das 7h30 às 16h30 – de segunda a sexta-feira. Neste canal serão tratados apenas assuntos relativos à Covid-19 entre os internos.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias