Menu
Quinta, 25 de abril de 2024

Produtor rural é autuado por plantar eucalipto, criar gado e peixes em áreas de preservação ambiental

PMA aplicou multa de R$ 390 mil. Fazendeiro também responderá por crime ambiental.

28 de ago 2020 - 10h:40 Créditos: G1 MS
Crédito: PMA/Divulgação

Um produtor rural de Mato Grosso do Sul foi multado em R$ 390 mil e ainda responderá por crime ambiental, por plantar e colher eucaliptos, criar gado e peixes em áreas de preservação ambiental. Tudo na fazenda dele, que fica em Chapadão do Sul, na região de divisa com Goiás, perto do Parque Nacional das Emas.

A Polícia Militar Ambiental (PMA) recebeu denúncias sobre a plantação de eucalipto em área irregular, fez vistoria no local e depois análises de imagens de satélites.

Os policiais verificaram que em uma Área de Preservação Permanente de Vereda da fazenda havia sido plantado eucalipto em 2010 e a colheita estava sendo realizada agora.

Constataram ainda que o fazendeiro, de 67 anos, estava criando gado em outra área de preservação ambiental da propriedade, nas matas ciliares do córrego Lage, contribuindo com o assoreamento do curso d'água.

Também foi verificado pela PMA que o produtor rural construiu dois tanques para criação de peixes dentro da área de preservação permanente.

A área protegida por lei degradada foi medida por GPS, sendo o total de 52 hectares. Além de pagar multa e responder por crime ambiental, o fazendeiro terá que apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (PRADA).

Área degradada em meio a de preservação permanente — Foto: PMA/Divulgação
Área degradada em meio a de preservação permanente — Foto: PMA/Divulgação

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias