Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Médico explica como será com a chegada da vacina da covid-19

A pandemia poderá acabar, porém a doença ainda não

28 de set 2020 - 11h:17 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

Médico fala até quando vamos conviver com o coronavírus, mesmo depois da chegada da vacina essa doença irá continuar existindo.  

"Ainda haverá casos de covid-19 acontecendo, mas não como uma grande epidemia. Haverá vacina, não sei se para todos, mas para os grupos de risco. A doença deixará de ser epidêmica para ser endêmica e as medidas de precaução serão relaxadas em função disso. Esse é o cenário", afirma o pediatra Renato Kfouri, diretor da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).

A alta circulação do vírus acaba quando uma grande quantidade de pessoas é imunizada. Segundo Kfouri, esse numero é meio "mágico". "Não se sabe quanto é". Ele explica que, para o H1N1, cerca de 44% da população infectada foi suficiente para interromper a epidemia desse vírus no país em 2009.  

O médico acredita que no verão ela perderá força. Ele pensa que com a chegada da vacina as pessoas deixaram de tomar as precauções que estão sendo efetuadas hoje em dia.

"Ninguém vai ficar usando máscara a vida inteira. Quando o risco de contrair o vírus diminui, essas medidas não farmacológicas vão relaxando. São medidas muito duras que não se mantêm por período prolongado, pois ninguém aguenta", diz.

Renato pressupõe que poderá ter uma segunda onda desta pandemia quando as pessoas retomarem as suas vidas normais, porém este novo contagio terá uma gravidade menor.  

"Ás vezes até uma terceira onda pode acontecer. Algumas variáveis podem interferir nesse curso, como uma mutação do vírus, o que é pouco provável, ou muita vacina e todo mundo ser vacinado, mas a expectativa é que tenha essa evolução", finaliza.  

 

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias