Menu
Quarta, 23 de julho de 2025

São aprovados 42 agrotóxicos

Eles são considerados vilões ao meio ambiente

28 de nov 2020 - 09h:27 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

O Coordenador-Geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura publicou no Diário Oficial da União a aprovação do registro de 42 agrotóxicos. Assim, já chegam a 405 as autorizações publicadas em 2020. O governo de Jair Bolsonaro aprovou o uso de 879 defensivos agrícolas desde 1º de janeiro de 2019.

Dos 42 produtos, 31 são químicos e 11 são biológicos. Segundo a legislação brasileira, tanto os produtos biológicos utilizados na agricultura orgânica quanto os químicos usados na produção convencional são considerados agrotóxicos.

Os agrotóxicos são classificados em relação ao nível toxicológico e potencial de periculosidade ambiental. Entre eles que tiveram o pedido de registro deferido, dois estão na categoria 2 (produto altamente tóxico) – Metomil 215 SL Nortox, nome comum metomil, e Odeon WG, nome comum clorotalonil.

O Offer 200 SL, cujo nome comum é diquat, está na categoria 3, de produto moderadamente tóxico. Entre os demais, dez estão na categoria 4 (produto pouco tóxico), 20 na categoria 5 (produto improvável de causar dano agudo), e nove não têm classificação.

Quanto ao potencial de periculosidade ambiental, o Aproach Power BR, cujo nome comum é picoxistrobina e ciproconazol, está na classe I e é considerado altamente perigoso ao meio ambiente.

Vinte agrotóxicos são de classe II e considerados "muito perigosos" ao meio ambiente, enquanto oito agrotóxicos se encaixam na classe III e são produtos perigosos ao meio ambiente. Outros 13 estão na classe IV e são pouco perigosos.


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias