O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski permitiu que o ex-presidente Lula tenha acesso a mensagens de autoridades hackeadas apreendidas pela Operação Spoofing, como integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato. A decisão atende a um pedido de acesso feito pela defesa de Lula.
O acesso concedido é relativo às mensagens que digam respeito, direta ou indiretamente, ao ex-presidente e que tenham relação com as investigações e as ações penais contra ele. O conteúdo das mensagens deverá permanecer em sigilo, afirmou Lewandowski.
O grupo de investigados pela Operação Spoofing é suspeito de invadir os celulares de autoridades e acessar suas mensagens privadas em aplicativos.
Já foram alvos de hackers o ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça Sergio Moro, o ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, procurador Deltan Dallagnol, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).