Menu
Sexta, 19 de abril de 2024

Mais de 40 locais funcionam para imunização contra Covid nesta terça-feira

A estimativa é de que haja cerca de 6 mil pessoas que foram vacinadas dentro deste perfil (imunocomprometidos) em Campo Grande.

28 de dez 2021 - 08h:39 Créditos: Assessoria/Prefeitura de Campo Grande
Crédito: Divulgação

Nesta terça-feira (28), a Prefeitura de Campo Grande dá continuidade na vacinação contra a Covid-19 com aplicação da primeira, segunda, terceira e quarta dose. Mais de 40 locais abrem à tarde para atendimento à população, incluindo o drive-thru Albano Franco, que funciona até 18h.

No domingo (26), Campo Grande deu início na aplicação da quarta dose para pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais. Conforme calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), aqueles que tenham recebido a terceira dose até o dia 28 de agosto já estão aptos a receber a sua dose reforço nesta segunda.

Conforme a Nota Técnica do Ministério da Saúde, a dose de reforço é recomendada a todos os os indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos de idade que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional), que deverá ser administrada a partir de 4 meses.

De acordo com a 12ª edição do PNO, entende-se por pessoas com alto grau de imunossupressão (imunocomprometidos):


  • I – Imunodeficiência primária grave.
  • II – Quimioterapia para câncer.
  • III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras.
  • IV – Pessoas vivendo com HIV/AIDS.
  • V – Uso de corticóides em doses ?20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ?14 dias.
  • VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1).
  • VII – Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.
  • VIII – Pacientes em hemodiálise.
  • IX – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

A estimativa é de que haja cerca de 6 mil pessoas que foram vacinadas dentro deste perfil (imunocomprometidos) em Campo Grande.

Demais públicos

Pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante da Janssen até o dia 29 de julho já podem receber a dose de reforço. A vacinação segue com a aplicação dose de reforço também para pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 28 de agosto, assim como para as pessoas com alto grau de imunossupressão, de 18 anos ou mais, que tenham recebido a segunda dose há pelo menos 28 dias, também podem receber a terceira dose.

Quem tomou a primeira dose de Astrazeneca-Oxford-Fiocruz até o dia 28 de outubro, Coronavac-Sinovac-Butantan até 07 de dezembro ou a Comirnaty-Pfizer até o dia 08 de dezembro, já pode tomar a segunda dose.

A primeira dose está disponível para todas as pessoas acima de 12 anos. Aqueles que tomaram a segunda dose em outras localidades deverão fazer o cadastro através do site: http://vacina.campogrande.ms.gov.br.

Vacinação em Campo Grande nesta terça-feira (28). — Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande

Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias