Menu
Segunda, 23 de dezembro de 2024

Dourados se despediu de Josephina Capilé, fundadora da Creche André Luiz

A creche foi fundada no dia 27 de dezembro de 1980 para atender 70 crianças

29 de jan 2024 - 11h:51 Créditos: DouraNews
Crédito: Dona Josephina Fernandes Capilé fundou a primeira creche de Dourados (Foto: Eliel Oliveira/Arquivo)

O corpo de Josephina Fernandes Capilé foi sepultado no final da tarde de ontem (28), no jazigo da família Capilé, no Cemitério Santo Antonio de Pádua, em Dourados. Ela faleceu, na madrugada de domingo, aos 87 anos, e deixou a cidade enlutada e triste pela perda da cidadã que prestou relevantes serviços nas áreas de assistência social e educacional.

Josephina e o esposo, Flamarion Capilé (falecido em 2010), fundaram em Dourados a Creche André Luiz, uma referência no setor de assistência social e educacional.

“Foi um trabalho árduo. De fé, esperança e com o apoio de segmentos da comunidade, através de doaçoes, o que permitiu ao casal, a continuidade deste importante projeto social na vida douradense”, com lembrou o jornalista Vander Verão em postagem nas redes socias.

A creche foi fundada no dia 27 de dezembro de 1980 para atender 70 crianças. No entanto, quatro anos depois, já estava atendendo 120 menores de 0 a 7 anos. Superlotação. Existiam outras creches na cidade, na época, mas, funcionavam precariamente. E a André Luiz era muito procurada pelas mães.

Sra Josephina Fernandes Capilé, fundadora da Creche André Luiz (Foto: Douradosnews/Arquivo)

Importante apoio

De acordo com Vander Verão, “sem dúvida, importante apoio para a construção da Creche André Luiz foi dado pelo cantor Ney Matogrosso, que atendeu reivindicação da saudosa jornalista e colunista social Clay Correia”.

Um show de Ney Matogrosso, natural de Bela Vista, que foi realizado na cidade paulista de Bauru, em dezembro de 1981, teve a sua renda líquida revertida para a Creche André Luiz, totalizando mais de um milhão de cruzeiros. O dinheiro foi utilizado para a conclusão do prédio e compra de mobiliários e utensílios de cozinha.

Logicamente, durante o passar dos anos, a Creche André Luiz recebeu apoio de várias outras entidades da cidade e do poder público. No entanto, sempre passou por dificuldades financeiras para a manutenção do local. Portanto, o casal Josefina e Flamarion Capilé deixou um legado de trabalho de amor ao próximo no setor de assistência social em Dourados. Puro pioneirismo que não pode ser esquecido. Aliás, em Dourados, quem não é da área política ou social, nunca é lembrando, mesmo tendo contribuído para o engrandecimento desta terra que causa orgulho em seus filhos e descendentes.

O vereador Marcelo Mourão que acompanhou a cerimônia de despedida, fez questão de destacar a importância que “dona Josefina teve na vida da cidade de Dourados, especialmente na vida de tantas crianças que hoje certamente choram a sua partida”.

“Durante mais de quatro décadas o trabalho do casal Flamarion e dona Josephina serviu de referência no cuidado e na educação de milhares de crianças”, lembrou o vereador.

Josephina Fernandes Capilé deixa a filha Katye e duas netas Izabelley e Nathalia.


Prefeitura de Dourados emitiu Nota de Pesar.

Leia a íntegra


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias