Menu
Domingo, 06 de outubro de 2024

Após mortes violentas em Mianmar, EUA suspendem comércio

Essa medida entra em vigor imediatamente

29 de mar 2021 - 15h:59 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

O governo do Joe Biden, dos Estados Unidos, anunciou a suspensão de todo o engajamento comercial com Mianmar, nesta segunda-feira (29), após um final de semana de violência contra manifestantes pró-democracia e o dia com mais mortes desde que os militares tomaram o poder em um golpe do dia 1º de fevereiro.  

A suspensão “permanecerá em vigor até o retorno do governo eleito democraticamente”, afirma uma nota emitida pelo escritório da representante do Comércio dos EUA, Katherine Tai.

Mais de 100 civis, incluindo crianças, foram mortos por oficiais do exército em protestos contra o golpe militar em todo o país durante o sábado (27).

O presidente americano, Joe Biden, caracterizou a violência como “terrível” e “absolutamente ultrajante''.

“Baseado nos relatórios que recebi, uma quantidade enorme de pessoas foram assassinadas sem nenhuma necessidade”.  

Quando perguntado sobre qual seria a resposta dos EUA para as atrocidades registradas, Biden disse que “já estavam trabalhando nisso”.

A suspensão dos negócios anunciada hoje (29) começa a vigorar “imediatamente”.

“Os Estados Unidos apoiam o povo da Birmânia em seus esforços para restaurar o governo democraticamente eleito, que é a base da reforma e crescimento econômico do país”, disse Tai em nota.

“Os Estados Unidos condenam fortemente as forças de segurança birmanesas pela violência exercida contra os civis. O assassinato de manifestantes pacíficos, estudantes, trabalhadores, líderes sindicais, médicos e crianças chocou os escrúpulos da comunidade internacional. Essas ações são um golpe direto na transição do país para a democracia e nos esforços do povo birmanês para atingir um futuro próspero e pacífico”, finalizou Tai.  


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias