Menu
Terça, 16 de abril de 2024

Perseverance é enviado a Marte para procurar sinais de vida

Em missões futuras ele irá coletar amostras e enviar elas ao nosso planeta

29 de mar 2021 - 11h:03 Créditos: Roberta Ferreira
Crédito: Divulgação

Rover Perseverance da Nasa foi enviado para Marte para procurar os sinais de vida antiga no planeta vermelho e irá começar logo a estudar a superfície.  

Em missões futuras, Percy irá coletar amostras e envia-las para o nosso planeta.  

A expectativa em torno do projeto é grande, uma vez que Perseverance é a primeira missão astrobiológica da Nasa.

A experiência com a espaçonave pode contribuir em outras viagens e ajudar a responder a uma pergunta que intriga os humanos há milênios: existe vida além da Terra?

Em 2017, a Nasa anunciou que os mundos oceânicos, como as luas de Titã e Enceladus, de Saturno, e a lua de Europa, de Júpiter, podem ser os lugares mais prováveis de encontrar vida fora do nosso planeta.  

Duas missões devem ser realizadas ainda nesta década para explorar Titã e Europa em um esforço para entender se esses mundos poderiam hospedar vida dentro de seus oceanos e reservatórios subsuperficiais.  

A Europa Clipper está programada para ser lançada em 2024, enquanto Dragonfly está prevista para 2027.

"A Perseverance levará as pessoas a pensar em termos de astrobiologia e da estratégia de procurar sinais de vida passada", disse Jorge Núñez, astrobiólogo do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins.

"As missões para planetas exteriores, como Europa e Libélula, levarão muito tempo. Mas temos que estar abertos ao que talvez possamos encontrar em termos de possibilidades de vida. Essas missões fazem parte desta estratégia de entender como os ambientes evoluem. A vida é uma coisa mais comum, ou é rara? E o que há lá fora?".  


Deixe um comentário


Leia Também

Veja mais Notícias