O valor dos ovos de Páscoa, neste ano, tem impressionado os consumidores, que já pensam em evitar a compra do tradicional chocolate que marca o domingo da Páscoa.
Ovos menores de cerca de 300 gramas estão na casa dos R$ 50, já os maiores de 500 gramas chegam a R$ 100. Para muita gente a compra se tornou inviável.
A inflação geral da economia e a específica dos ingredientes do chocolate estão entre os motivos do aumento dos ovos de Páscoa. A funcionária pública Célia Negrão, que costumava presentear toda a família, vai reduzir as compras neste ano.
Esse cenário reduziu as expectativas de vendas do comércio de ovos de Páscoa. O assessor econômico da Fecomércio-SP Guilherme Dietze avalia que a inflação é a responsável por tornar as vendas menores do que o imaginado no final do ano passado.
A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas informou que o preço é impactado por diferentes fatores, como os valores do açúcar, do leite e do cacau, além da variação do dólar, das contratações e dos impostos. Segundo a associação dos fabricantes, os ovos de páscoa são produtos que têm uma produção mais complexa, com custos de embalagem, armazenamento e logística diferenciados.