Os brothers se emocionaram no ‘Big Brother Brasil’ com a notícia de que o Brasil já tem um projeto de vacinação contra a covid-19. Gilberto foi um deles e defendeu a pesquisa acadêmica.
Em um momento de homenagem que o 'top 5' da edição fez aos médicos que estão na linha de frente do combate à doença e aos brasileiros que não resistiram ao vírus, o doutorando falou sobre a importância da pesquisa.
"Ser pesquisador no Brasil, com 2 mil e pouco, que não é muito, é muito difícil. Eu vim da pesquisa, do doutorado, sei como é difícil. Muitas pessoas fazem ser valorizado. A pesquisa é válida, honrada, e a pesquisa merece", disse ele, gritando:
"Pesquisador vale muito. Pesquisador no Brasil vale muito", puxando aplausos dos outros brothers.
Em conversa na área externa, Gil continuou falando sobre o assunto:
"Eu espero que as pessoas mudem, que as pessoas hoje valorizem a pesquisa. Grito mesmo. É algo que vou gritar muito isso, é algo que passei muito na pele", disse ele, que já foi pesquisador. O pernambucano completou: "Pesquisa salva”.
Ele ainda comentou sobre pessoas que desvalorizam o trabalho acadêmico:
"Muita gente falava: 'Tá fazendo mestrado, mas não vai arrumar um emprego, não?'. A gente vai pra faculdade pra fazer trabalho, pra salvar vida. E a gente se orgulha”.